Treinamentos - setembro/2025

Publicado em 20/08/2025 14:24Modificado em 24/09/2025 20:06
Compartilhe:

 Os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES são voltados para apresentar ao público como navegar nos conteúdos do Portal. Os treinamentos são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Além de aprender como realizar a pesquisa no acervo científico e conhecer os serviços disponíveis no site, os treinamentos abordam os conteúdos com a participação dos representantes das editoras que oferecem uma visão mais ampla dos periódicos e bases de dados. 

Para inscrição, caso não tenha cadastro, acesse ENTRAR (no canto superior direito do site) e clique em REGISTRE-SE. Após a realização do cadastro, acesse com seu usuário e senha o espaço ENTRAR. Ao acessar o treinamento desejado, clique em Solicitar inscrição e depois em Sim.

Para participar, faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro no Entrar para visualizar as turmas com inscrições abertas. Confira o calendário abaixo e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.

https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/treinamentos/calendario.html

01/09 - Segunda-feira, 19h – Projeto EM PAUTA

Tema: Retratar para avançar: o papel da retratação na ciência

Palestrante: Prof. Dante Cid (Elsevier)

05/09 – Sexta-feira, 14h – Projeto EM PAUTA

Tema: Metodologia Científica em foco: do conceito à publicação

Palestrante: Profa. Carla Mara Hilário (UNESP)

08/09 - Segunda-feira, 19h – Projeto EM PAUTA

Tema: Ciência Aberta em Movimento: Publicando com o Acordo CAPES/IEEE

Palestrante: Ana Carolina Nogueira (EBSCO)

10/09 – Quarta-feira, 19h – Projeto 3 em 1, módulo I

Tema: Identificadores Digitais de Autor (ORCID) | Orientações para criação, atualização e integração do ORCID com os identificadores persistentes – módulo I - ORCID X Lattes ID X Scopus Author ID

Palestrante: Profa. Ligiana Clemente do Carmo Damiano (USP)

12/09 – Sexta-feira, 14h – Projeto EM PAUTA

Tema: Boas práticas em publicações de Acesso Aberto

Palestrante: Profa. Bianca Amaro de Melo (IBICT)

16/09 – Terça-feira, 19h – Projeto 3 em 1, módulo II

Tema: Identificadores Digitais de Autor (ORCID) | Orientações para criação, atualização e integração do ORCID com os identificadores persistentes – módulo II - ORCID X Researcher Profile X Google Scholar ID

Palestrante: Profa. Ligiana Clemente do Carmo Damiano (USP)

18/09 – Quinta-feira, 19h – Projeto 3 em 1, módulo III

Tema: Identificadores Digitais de Autor (ORCID) | Orientações para criação, atualização e integração do ORCID com os identificadores persistentes – módulo III - ORCID X CrossRef X Capes/Gov.br e outras

Palestrante: Profa. Ligiana Clemente do Carmo Damiano (USP)

22/09 – Segunda-feira, 19h – Projeto EM PAUTA

Tema: A evolução da escrita científica: do relato objetivo à narrativa estratégica

Palestrante: Prof. Gilson Luiz Volpato (IGVEC)

24/09 – Quarta-feira, 9h – Projeto Superquarta – End Note

Tema: Organização e impacto: a arte de gerenciar referências com EndNote

Palestrante: Débora Diaz (representante da Clarivate)

24/09 – Quarta-feira, 14h – Projeto Superquarta - Mendeley

Tema: Mendeley essencial: organização e impacto na produção científica

Palestrante: Lilian Paiva (representante da Elsevier)

24/09 - Quarta-feira, 19h – Projeto Superquarta - Zotero

Tema: Zotero em foco: organização e precisão na pesquisa científica

Palestrante: Prof. Leonardo Simonini Ferreira (FIOCRUZ)

29/09 - Segunda-feira, 19h – Projeto EM PAUTA

Tema: Publicar é só o começo: como fazer sua pesquisa ser vista, lida e citada

Palestrante: Prof. Rogério Christofoletti (UFSC)

Compartilhe: