Treinamentos - junho/2025
Os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES são voltados para apresentar ao público como navegar nos conteúdos do Portal. Os treinamentos são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Além de aprender como realizar a pesquisa no acervo científico e conhecer os serviços disponíveis no site, os treinamentos abordam os conteúdos com a participação dos representantes das editoras que oferecem uma visão mais ampla dos periódicos e bases de dados.
Para inscrição, caso não tenha cadastro, acesse ENTRAR (no canto superior direito do site) e clique em REGISTRE-SE. Após a realização do cadastro, acesse com seu usuário e senha o espaço ENTRAR. Ao acessar o treinamento desejado, clique em Solicitar inscrição e depois em Sim.
Para participar, faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro no Entrar para visualizar as turmas com inscrições abertas. Confira o calendário abaixo e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.
https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/treinamentos/calendario.html
04/06 - Quarta-feira, 19h – Projeto Em Pauta
Tema: Ferramentas de Gestão de Pesquisas
Palestrante: Profa. Silvana Aprecida Vidotti (IBICT)
05/06 - quinta-feira, 19h – Projeto Em Pauta
Tema: Bibliometria x Cientometria x Webometria
Palestrante: Prof. Adilson Pinto (UFSC)
06/06 - Sexta-feira, 14h – Projeto Fronteiras do Conhecimento
Tema: A Máquina Entende Mesmo? O que a IA sabe — e erra — sobre a nossa linguagem
Palestrante: Prof. Jackson Wilke da Cruz Souza (UFBA)
09/06 - Segunda-feira, 19h – Projeto Em Pauta
Tema: Radar Biológico: Ciência e Estratégias contra Doenças Emergentes
Palestrante: Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni (Instituto Butantan)
16/06 - Segunda-feira, 19h – Projeto Em Pauta
Tema: Olho no céu, mente na terra: como satélites viraram gênios da informação
Palestrante: Profa. Karine Reis Ferreira (INPE)
17/06 - Terça-feira, 19h – Especial Wiley
Tema: Como publicar seu artigo em Acesso aberto, sem custo, via acordo CAPES/WILEY
Palestrante: Sandro Gonçalves (líder da editora Wiley – Brasil)
23/06 - Segunda-feira, 19h – Projeto Em Pauta
Tema: Web3 e Blockchain: uma nova memória para a ciência
Palestrante: Prof. Antonio Augusto Aragão Rocha (UFF)
27/06 - Sexta-feira, 14h – Especial Wiley
Tema: Como publicar seu artigo em Acesso aberto, sem custo, via acordo CAPES/WILEY
Palestrante: Sandro Gonçalves (líder da editora Wiley – Brasil)