Notícias
AMAZÔNIA
Reuniões do CFBBA em Caiena reforçam cooperação científica Brasil-França
De 12 a 15 de abril de 2025, Caiena, na Guiana Francesa, foi palco de importantes reuniões do Conselho Franco-Brasileiro para a Biodiversidade Amazônica (CFBBA), reunindo representantes do Brasil e da França. A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires de Carvalho, teve um papel fundamental nas discussões, destacando as iniciativas de internacionalização da instituição, a presença de pesquisadores de alta qualificação na área, ligados à Pós-graduação no Brasil localizadas nos estados Amazônicos, e o fortalecimento das redes de pesquisa com foco no desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento abordou a cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de preservar a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável na região amazônica. Autoridades como o prefeito Antoine Poussier e o presidente da Universidade da Guiana, Professor Laurent Linguet, marcaram presença na cerimônia de abertura.
Durante as reuniões, foram apresentadas iniciativas digitais do CFBBA e o panorama do ecossistema de pesquisa na Guiana Francesa, com destaque para instituições como o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD). O Brasil também teve destaque, com a apresentação da Universidade Federal do Amapá e seus projetos de biodiversidade, além da participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Em sessão fechada, o Conselho Binacional discutiu o cronograma de atividades para 2025-2026 e a criação de uma rede CFBBA com universidades e institutos amazônicos. Também foi apresentada a minuta do Memorando de Entendimento (MoU) entre a CAPES e o IRD, que foi assinado no encerramento do evento. A presidente da CAPES destacou o fortalecimento das redes de cooperação internacional, com foco no desenvolvimento sustentável, por meio de um novo programa de internacionalização que incluirá as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

