Notícias

CRN-4

Programa apoia mestrado profissional em Nutrição

A seleção é voltada aos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo
Publicado em 08/01/2021 11h52 Atualizado em 15/01/2021 15h40

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na área de Nutrição – Modalidade Mestrado Profissional. A ação ocorreu em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4), que abrange o Rio de Janeiro (RJ) e o Espírito Santo (ES). A seleção foi divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 08, Edital nº 01/2021.

O Programa apoiará projetos de pesquisa de mestrado profissional, no RJ e ES, vinculados a Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Nutrição, com nota superior a 3 na Avaliação Quadrienal de 2017 da CAPES. Além da formação de pessoal qualificado, a iniciativa vai desenvolver estudos voltados às atividades legais do CRN-4.

Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, “investir hoje na formação de mestres profissionais em nutrição assegura a produção de conhecimento acadêmico-científico de qualidade, para trazer benefícios reais à sociedade”. Ele lembra que essa parceria vai, ainda, fortalecer e consolidar cursos vinculados aos PPGs de Nutrição na jurisdição do CRN-4.

À Fundação caberá a execução do processo seletivo, que conta com análise técnica e de mérito, dos projetos submetidos. Já o Conselho será responsável pelo financiamento, no valor de R$200 mil.

Com o tema ‘Protocolos técnicos-científicos na área de Nutrição Clínica’, os projetos devem envolver pelo menos dois dos nove eixos previstos no edital: Assistência Nutricional e Dietoterápica em Hospital, Clínicas em Geral, Hospital-Dia, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Spa Clínicos, em Serviços e Terapia Renal Substitutiva, em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), em Centrais de Terapia Nutricional, em Bancos de Leite Humano (BLH) e Postos e Coleta, em Lactários, e Personalizada (Personal Diet), ou Atenção Nutricional Domiciliar (pública e privada).

Cronograma
As inscrições poderão ser feitas entre 15 de janeiro e 18 de fevereiro, exclusivamente, pelo Sistema de Inscrição da CAPES (SICAPES). O resultado preliminar deve ser publicado em 23 de fevereiro, e a partir 25 de março os selecionados serão divulgados. Os projetos devem começar a executar suas atividades a partir de 01 de abril.

Confira aqui o edital nº 01/2021.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES