Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Programa Abdias Nascimento: CAPES publica edital de renovação de projetos para 2026
A CAPES divulgou no dia 13 de janeiro, o Edital nº 16/2023 que traz o resultado da renovação de 33 projetos no âmbito do Programa CAPES/Abdias Nascimento, voltado ao fortalecimento, à internacionalização e à estruturação da pesquisa e da pós-graduação. A continuidade do programa será para o biênio 2026-2027.
As propostas selecionadas para este ciclo abordam temas centrais para a justiça social, como o enfrentamento ao racismo e ao capacitismo, além da análise sobre a precarização da saúde de pessoas com deficiência (PCD). Outros eixos temáticos incluem sexismo, os desafios do autoritarismo na democracia e a pauta da demarcação de terras aliada ao combate ao racismo indígena.
O programa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECAI/MEC) e a CAPES, busca ampliar o acesso e a permanência de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas, bem como de populações do campo e de pessoas com deficiência ou altas habilidades. A iniciativa promove a excelência acadêmica por meio do financiamento de pesquisas em universidades e institutos de tecnologia, em âmbito nacional e internacional.
Sobre o Programa Abdias Nascimento
O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento é uma iniciativa da CAPES e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) voltada à promoção de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu e formação de professores para a educação básica.
O objetivo é formar e capacitar, no Brasil e exterior, estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa de excelência.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação ASCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ASCOM/CAPES
