Presidente da CAPES ressalta pluralidade do PNPG
Com presença de Cláudia de Toledo, Comissão responsável pela elaboração do plano faz primeira reunião presencial
Na primeira reunião presencial da comissão responsável pela elaboração do relatório do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030 , ocorrida nesta quarta-feira, 30, Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, ressaltou a pluralidade na formação deste colegiado. “É de grande relevância a natureza democrática desta comissão. A quantidade de integrantes se justifica pela sua diversidade, o que muito me honra”, afirmou.
Esta foi a primeira vez em que a CAPES solicitou às instituições que indicassem livremente os seus representantes para a comissão do PNPG. A presidente garantiu que a Fundação está sempre aberta ao diálogo com a comunidade acadêmica bem como “os diretores e os técnicos têm prestado informações de forma responsável, o que demonstra a incomparável qualidade técnica da CAPES”. Na ocasião, Cláudia solicitou à comissão o reconhecimento dessa equipe de trabalho.
A reunião dá continuidade às atividades da comissão responsável pela elaboração do PNPG 2021-2030, conduzido pela CAPES. Em novembro, foi organizada uma série de encontros para discutir internacionalização, formas de fomento, relações da academia com o setor produtivo e a sociedade, futuro dos egressos e ingressantes da pós-graduação, as desigualdades regionais e o aperfeiçoamento na gestão e governança nas agências.
O documento final deve servir de base para o desenvolvimento de políticas públicas para a pós-graduação do País. Esper Abrão Cavalheiro, presidente da Comissão do PNPG e participante do evento, destacou: “Estamos realizando a nossa primeira reunião presencial e espero que o trabalho da comissão contribua para adequar a pós-graduação à uma realidade em transformação”.
Em seu discurso, a presidente também manifestou respeito a todos os programas de pós-graduação e informou que a Avaliação Quadrienal está concluída e os novos 49 coordenadores de área foram nomeados.
Representatividade
Clique aqui para ver a lista dos participantes.
Sobre o PNPG
O PNPG é um plano decenal cujo objetivo é oferecer robustez ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e cumpre o calendário de atividades elaborado pela atual gestão da CAPES. O Plano Nacional da Pós-Graduação vai definir diretrizes, estratégias e metas para o avanço das propostas para o ensino e pesquisa no Brasil. A Comissão tem papel deliberativo e autonomia para apresentar propostas de iniciativas, ações e políticas para a pós-graduação do País.
O colegiado conta com ampla composição e nomes de peso da comunidade acadêmico-científica e tem o apoio administrativo da Coordenação-Geral Colegiados (CGCOL), da CAPES. Ela recebe subsídios das diretorias da Fundação com informações necessárias à elaboração do PNPG 2021-2030.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Cláudia Queda de Toledo participa da reunião da comissão do PNPG 2021-2030 (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Imagem 2: Comissão do PNPG 2021-2030 faz primeira reunião presencial (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES