Notícias
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Portal de Periódicos completa 25 anos com novos acordos e livro
A CAPES/MEC celebrou os 25 anos do Portal de Periódicos com assinaturas de novos acordos de leitura e publicação de artigos científicos em acesso aberto e o lançamento de livro que registra as duas décadas e meia de trajetória. Transmitida ao vivo via YouTube, a cerimônia ocorreu na sede da Coordenação, em Brasília, na terça-feira, 2 de dezembro.
Três parcerias, com algumas das maiores editoras do mundo, foram firmadas durante a solenidade. Pelos convênios, pesquisadoras e pesquisadores do Brasil poderão ler e publicar sem custos em periódicos da Elsevier, Springer Nature e Association for the Computing Machinery (ACM). O novo acordo com as duas primeiras editoras terá vigência a partir de 1º de janeiro de 2026.
“Se tivermos o adequado financiamento, o Brasil vai ingressar definitivamente na era do conhecimento”, disse a presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho. “Com os acordos firmados nos últimos dois anos, vemos mais estados publicando, porque o acesso hoje é ilimitado”, afirmou. “Esse é um momento histórico”, observou.
A trajetória do Portal de Periódicos está contada no livro Portal de Periódicos 25 anos, lançado durante a solenidade. "O lançamento do livro é um momento superimportante. Gostaria de destacar que, nesses 25 anos, tivemos a participação de muitas pessoas. Temos hoje a oportunidade de transmitir um pouco dessa experiência para os mais jovens e também para quem não acompanhou todo esse tempo, pois envolve muito mais do que podemos expressar aqui", afirmou. o diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES/MEC, Luiz Pessan, ao oficializar o lançamento.
A coordenadora-geral do Portal de Periódicos e Informação Científica da Coordenação, Andréa Vieira ressaltou que foram dois anos de desenvolvimento do livro. “Quando começamos a planejar o aniversário de 25 anos, em 2023, porque é preciso ter planejamento, disse que era preciso registrar essa trajetória”, afirmou, e destacou o trabalho da Fundação Getúlio Vargas (FGV), editora da obra.
Representante da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Lucia Pellanda disse ser “incalculável” o quanto o Portal “já ajudou as cientistas e os cientistas do Brasil”. O diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Lisandro Granville, afirmou que “o Portal de Periódicos da CAPES/MEC se consolidou como a principal plataforma de acesso, produção e divulgação científica”.

- Imagem: Representantes da CAPES, MEC, instituições e parceiros do Portal de Periódicos da CAPES (Julia Prado - CGCOM/CAPES)
Para o ex-presidente da CAPES/MEC e integrante do Conselho Superior, Jorge Guimarães, o Portal de Periódicos é um “instrumento poderoso”. Já para a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, trata-se de “uma das iniciativas mais transformadoras e estratégicas já construídas pela ciência brasileira”.
A cerimônia incluiu a entrega do Prêmio Wolters Kluwer, da editora holandesa que propôs o curso “Introdução à Prática Baseada em Evidências para profissionais de informação em Saúde”. As laureadas foram:
- Marjory Cristina Donato (1º lugar), bibliotecária setorial do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o projeto Assistente digital para estruturação de perguntas de pesquisa em saúde;
- Elaine Hipólito dos Santos Costa de Almeida (2º lugar), bibliotecária no Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pelo trabalho Decisão compartilhada em saúde da mulher: comunicação com o pilar do cuidado;
- Vanessa Souza Mendonça e Luana Fontoura da Costa, bibliotecária do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Integração de bibliotecários nos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS): estratégia de mediação informacional e educacional no complexo hospitalar da UFRJ.
O marco dos 25 anos do Portal de Periódicos foi uma oportunidade para homenagear os profissionais que fizeram parte de sua história, como Denise Pires de Carvalho; Jorge Guimarães, representando todos os ex-presidentes da CAPES; Luiz Antonio Pessan; Andrea Carvalho Vieira; Elenara Chaves Edler, coordenadora-geral do Portal ao longo de 18 anos; e as bibliotecárias da Coordenação, Elaine Pereira de Souza e Debora Freitas de Sousa.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES


