Notícias
BOLSISTA EM DESTAQUE
Pesquisador estuda composto versátil útil para produção de fármacos
Marcio Hayashi é formado em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Na mesma área, fez o mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atualmente faz doutorado na USP de São Carlos. Bolsista da CAPES, o pesquisador acaba de receber o prêmio Nicola Petragnani de melhor pôster da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química, durante a 48ª Reunião Anual da SBQ. O trabalho, intitulado “Brønsted Acids Enables the Reaction of Ketosulfoxonium Ylides with Allylic Carbocations”, foi desenvolvido em colaboração com os cientistas Viktor Câmara, Antonio Burtoloso, Alex de Moraes e Marco Ferreira. Hayashi pesquisa compostos orgânicos de reatividade versátil, chamados ilídeos de enxofre, que podem ser utilizados em aplicações farmacêuticas e agrícolas.
Sobre o que é a sua pesquisa? Explique de forma mais detalhada o conteúdo do trabalho.
O ilídeo, de modo geral, é uma função química na qual um átomo carregado negativamente está diretamente ligado a um heteroátomo com carga positiva. Entre as diferentes possibilidades, os ilídeos de enxofre têm despertado interesse, especialmente os ilídeos de sulfoxônio, em que um carbono com carga negativa se liga a um enxofre com carga positiva. Minha pesquisa se insere no desenvolvimento de novas metodologias envolvendo esses compostos, que apresentam reatividade versátil. Isso permite a construção de moléculas com maior complexidade estrutural em um número reduzido de etapas. Um dos desafios nessa área é aumentar a diversidade estrutural ao redor do carbono ligado ao hidrogênio no ilídeo de sulfoxônio. Nesse contexto, nosso grupo de pesquisa tem se dedicado ao desenvolvimento de reações de substituição direta desses ilídeos por diferentes grupos.
O que vale destacar de mais importante na sua pesquisa?
O estudo se destaca por apresentar uma abordagem direta para modificar ilídeos de enxofre e por permitir a formação seletiva de ciclopropanos com alto grau de substituição, estruturas que são mais complexas, e que em muitos casos são obtidas em um número maior de etapas.
De que forma a sua pesquisa pode impactar na sociedade?
A síntese de compostos orgânicos com maior complexidade em menos etapas e com boa seletividade é um objetivo relevante na química, especialmente para o desenvolvimento de moléculas com possíveis aplicações farmacêuticas, agrícolas e em materiais. Embora o foco do trabalho seja o desenvolvimento metodológico, os avanços obtidos podem, futuramente, contribuir para a produção de substâncias com propriedades funcionais.
De que forma a bolsa da CAPES contribui para a sua formação?
A bolsa da CAPES permitiu dedicação exclusiva à pesquisa durante o doutorado. Também viabilizou a participação em congressos nacionais e internacionais realizados no Brasil, promovendo o troca de experiências com pesquisadores de diversas instituições e regiões, o que contribuiu significativamente para minha formação acadêmica e científica.

