Notícias
PRÊMIO CAPES DE TESE
Pesquisa busca melhorar o cuidado de gestantes de alto risco
O trabalho de Ryanne Carolynne, doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi o vencedor da edição de 2024 do Prêmio CAPES de Tese na área de Enfermagem. A pesquisa, intitulada Validação clínica do diagnóstico de enfermagem Risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco, se destacou pela relevância e impacto na área.
Sobre o que é a sua pesquisa?
Teve por objetivo obter evidência de validade clínica do Diagnóstico de Enfermagem Risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco e foi realizado em três etapas: 1) Construção de uma Teoria de Médio Alcance, com o objetivo de definir e explicar o diagnóstico de enfermagem; 2) Avaliação da Teoria de Médio Alcance, em que especialistas na área julgaram a consistência da teoria; e 3) Validação clínica por meio de um estudo caso-controle, com o total de 155 gestantes de alto risco identificadas, tanto com quanto sem o diagnóstico.
A Teoria de Médio Alcance foi construída e consta com conceitos e elementos que definem o fenômeno estudado. Após duas rodadas de avaliação, a teoria foi considerada consistente. Ademais, a evidência de validade clínica do diagnóstico em estudo foi obtida e demonstrou associação entre o diagnóstico e os fatores etiológicos “Cuidado pré-natal ausente/inadequado”, “Extremos de idade materna”, “Gestante desfavorecida economicamente”, “Condições maternas” e “Transferência de oxigênio ao feto comprometida”. Dessa forma, a validade clínica possibilita a identificação de forma acurada do Diagnóstico de Enfermagem no ensino, na prática e na pesquisa e, consequentemente, contribui para a implementação de ações educativas por meio da operacionalização do Processo de Enfermagem.
O que você destacaria de mais relevante na sua pesquisa?
Com esta pesquisa, foi possível revisar o diagnóstico de enfermagem "Risco de binômio mãe-feto perturbado" da Taxonomia da NANDA-Internacional, um sistema de linguagem de enfermagem padronizado e utilizado no Brasil e no mundo pelos enfermeiros (a revisão do diagnóstico de enfermagem já consta na 13ª edição da NANDA-Internacional). Além disso, a construção da teoria de enfermagem fundamenta a assistência à saúde das gestantes de alto risco de forma holística, qualificada e humanizada. Os resultados da tese contribuem para a identificação dos elementos do diagnóstico de enfermagem.
De que forma a sua pesquisa pode contribuir para a sociedade?
A partir dos resultados da pesquisa, ações efetivas de educação em saúde podem ser implementadas por enfermeiros, de forma a minimizar as taxas de morbidade e de mortalidade materna e fetal. Portanto, contribuem para a obtenção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) - Saúde e bem-estar, que tem por finalidade assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar às pessoas.
Qual a importância para você de sua tese ter sido escolhida a melhor na área?
É uma honra ter a minha tese premiada como a melhor da área de enfermagem defendida em 2023! É um reconhecimento da minha trajetória, da minha dedicação, do meu esforço e de todo o percurso, desde a graduação até o doutorado. Sinto-me lisonjeada de representar a área de enfermagem e por poder contribuir com novas perspectivas para os enfermeiros e para a sociedade. É uma conquista acadêmica e profissional, e a temática ampliará o olhar sobre a importância da operacionalização do Processo de Enfermagem.
De que forma a bolsa da CAPES contribui para sua formação?
Fui bolsista do Programa Demanda Social da CAPES durante o doutorado em Enfermagem, o que possibilitou a aquisição e disseminação de conhecimentos por meio da realização de pesquisas, da publicação de artigos científicos em periódicos com alto fator de impacto e da participação em eventos científicos. A bolsa contribuiu para que eu tivesse uma formação de excelência.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
