Notícias
BOLSISTA EM DESTAQUE
Pesquisa analisa empresas que produzem nematicidas microbiológicos
Letícia Bandeira Araújo é graduada em Engenharia Agronômica e mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB). Em sua pesquisa, ela analisa tanto empresas brasileiras quanto multinacionais que produzem nematicidas microbiológicos, produtos biológicos que utilizam microrganismos para controlar nematoides, oferecendo uma alternativa mais sustentável aos produtos químicos.
Sobre o que é a sua pesquisa?
Minha pesquisa é voltada para a inovação, com foco nos bioinsumos, especificamente nos nematicidas microbiológicos. O objetivo foi analisar tanto as empresas brasileiras quanto as multinacionais que produzem esses produtos. Para isso, realizei entrevistas com 12 empresas – sendo seis brasileiras e seis multinacionais – e também fiz um levantamento de dados para identificar quantos nematicidas microbiológicos estão registrados no Brasil, utilizando a plataforma do Banco de Dados do Ministério da Agricultura. A partir dessa análise, pude catalogar as empresas e estudar o diferencial tecnológico desses produtos em relação aos nematicidas industriais.
De que forma a sua pesquisa pode contribuir para a sociedade?
A relevância da minha pesquisa para a sociedade está em analisar o cenário das empresas brasileiras no setor de bioinsumos, o que permite entender o desenvolvimento desse mercado no Brasil. Os insumos biológicos não têm a proposta de substituir os agrotóxicos químicos utilizados na agricultura, mas de minimizar os impactos causados por esses produtos químicos. O Brasil, com sua imensa biodiversidade, tem se destacado na produção desses produtos, e as empresas brasileiras estão inovando bastante para conquistar esse segmento de mercado.
De que forma a bolsa da CAPES contribui para sua formação?
Foi muito importante para mim, porque, sem a bolsa, infelizmente, eu não conseguiria terminar nem continuar a minha pesquisa.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
