BOAS PRÁTICAS

Personagens de Ziraldo integram projeto sobre educação climática

Publicação voltada para crianças conscientiza sobre a importância da preservação dos recursos naturais

Publicado em 06/07/2023 10:15Modificado há 3 anos
Compartilhe:

A coleção Educação climática com a turma do Pererê , protagonizada pelo personagem do cartunista Ziraldo, é uma iniciativa voltada a crianças do Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano, visando ao aprendizado de problemas e soluções relacionadas às mudanças climáticas. A obra é composta por 21 livros interdisciplinares que buscam engajar, estimular, fomentar, construir e desenvolver habilidades socioemocionais.

O projeto foi idealizado pelo jornalista Eduardo Carvalho e pelo editor Eduardo Quintanilha, em parceria com o Instituto Ziraldo e a Editora Inteligência Educacional. Os autores do projeto destacam a importância das escolas como agentes de conscientização climática, que podem despertar o interesse do estudante para a temática, com o suporte de estímulos didáticos. De acordo com os autores, a facilitação dos educadores é essencial para que o processo de aprendizado se torne mais atraente e humanizado.

“Tornar a nova geração mais resiliente à crise climática é vital, diante das previsões dos cientistas em relação ao futuro do planeta”, enfatiza Eduardo Carvalho. O jornalista completou dizendo que “vivemos uma emergência climática, com impactos em produção de alimentos, abastecimento de água, migrações humanas, manutenção da flora e da fauna e, por fim, na infraestrutura das grandes cidades”.

Segundo Carvalho, a sociedade deixou de respeitar os limites da natureza e se desconectou do ambiente que provê recursos para a vida. Os livros já são utilizados em escolas de todo o Brasil. As informações sobre como acessar o material estão disponíveis no link https://inteligenciaedu.com.br/projetos/educacao-climatica/ .

Legenda das imagens:
Banner e i magens dentro da matéria: C oleção Educação climática com a turma do Pererê (Foto: Arquivo pessoal)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

Categorias
Compartilhe: