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IMPACTOS DA PANDEMIA

Livro aborda educação literária para crianças de até 10 anos

Projeto se dispõe a compreender práticas de leitura por professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
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Publicado em 12/03/2025 11h54
Imagem: Livro Educação literária e práticas pedagógicas na escola da infância (Arquivo pessoal)
Imagem: Livro Educação literária e práticas pedagógicas na escola da infância (Arquivo pessoal)

O livro Educação literária e práticas pedagógicas na escola da infância é fruto do projeto “Leitura e práticas pedagógicas na escola da infância em tempos de pandemia”, financiado pela CAPES por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Impactos da Pandemia. O material trata da compreensão das práticas de leitura implementadas por professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia de COVID-19. Edições impressas foram distribuídas no Brasil e em outros países lusófonos e a versão on-line está disponível de forma aberta e gratuita no site da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da instituição, coordenadora do projeto e organizadora da obra, Adriana Regina de Jesus Santos detalhou o andamento dos trabalhos.

Qual foi o objetivo do projeto?
Objetivo geral:
Compreender práticas de leitura implementadas por professores da Escola da Infância (crianças de 0 a 10 anos) em tempos de pandemia da COVID-19, a fim de mapear ações exitosas, retrocessos e/ou diretrizes desenvolvidas pelos sujeitos no pós-COVID-19, com a retomada do ensino presencial. Com isso, possibilita-se a propositura de ações inovadoras para a formação do sujeito leitor, forjadas com e pelos protagonistas do processo ensino-aprendizagem.

Objetivos específicos:

  • Mapear dados referentes aos impactos da leitura diante do cenário da pandemia da COVID-19, para analisar práticas de leitura sobre as ações implementadas pelos professores.
  • Identificar as práticas pedagógicas exitosas e retrocessos durante a pandemia acerca da leitura, desenvolvidas nas escolas públicas pesquisadas, a fim de identificar as metodologias e os artefatos culturais, digitais e tecnológicos utilizados pelos professores em sala de aula e conhecer as experiências dos alunos com essas práticas de leitura.
  • Identificar as concepções teóricas que subsidiam as práticas de leitura dos professores da escola da infância.
  • Oferecer subsídios por meio da construção coletiva de material didático-pedagógico, voltados para a introdução de mudanças no contexto escolar e a implementação de práticas de leitura compromissada com a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e para a formação de leitores.

O que destacaria de mais relevante na pesquisa?
O projeto de pesquisa indicou em sua proposta como objetivo e meta a construção de um material didático pedagógico sobre leitura e práticas de leitura. Diante disso, após a realização do diagnóstico das escolas pesquisadas e por meio das falas dos professores, sujeitos participantes da pesquisa, foi possível realizar análise dos dados coletados. Daí, houve a construção coletiva do material didático pedagógico Educação literária e práticas pedagógicas na escola da infância, voltado para a introdução de mudanças no contexto escolar e a implementação de práticas de leitura compromissadas com a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.

A obra foi distribuída, de maneira gratuita, a centros de educação infantil e escolas municipais do Brasil e instituições de ensino de outros países lusófonos: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Outra ação relevante foi a oferta de um curso gratuito de formação continuada de professores. As aulas foram ministradas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 24 de abril a 11 de dezembro de 2024, com carga horária de 100 horas e entrega de certificado para quem concluiu. Participaram 2 mil professores, de diversas regiões do Brasil. O curso proporcionou embasamento teórico e prático sobre a literatura infantil e metodologias de ensino, permitindo que os professores compreendessem melhor o papel da literatura no desenvolvimento das crianças.

Quantos pesquisadores se envolveram no trabalho?
São graduandos, mestrandos, doutorandos, egressos e pesquisadores em pós-doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UEL, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campi Marília e Presidente Prudente, das Universidades Federais de Rondonópolis (UFR) e de São João del-Rei (UFSJ) e da Universidade de Évora, de Portugal; em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Descreva alguns dos resultados obtidos.
Até o momento podemos destacar os seguintes resultados alcançados:

  • Contribuição na formação de sujeitos formadores de leitores, de diferentes localidades do país, tanto no âmbito nacional e internacional, por meio de cursos de formação continuada.
  • Contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação básica, no que tange a formação de leitores.
  • Articulação entre educação superior e educação básica.
  • Ineditismo e originalidade no pensar as práticas de leitura, com vistas à inovação da produção intelectual, bem como a oferta de inovação educacional por meio da construção coletiva de material didático-pedagógico.
  • Fortalecimento e ampliação das redes de pesquisa no campo das Ciências Humanas que tenham a leitura e práticas pedagógicas na Educação da Infância como foco de investigação.
  • Formação de recursos humanos de excelência em nível de Pós-Graduação stricto sensu na área de leitura e práticas pedagógicas, bem como para a consolidação desses programas envolvidos nessa investigação, tanto em âmbito nacional, quanto internacional. Por meio do projeto interinstitucional de pesquisa tivemos nove teses de doutorado defendidas, 16 dissertações defendidas, cinco estágios de pós-doutorado e 13 trabalhos de iniciação científica.
  • Disseminação dos estudos realizados, por meios de publicações em periódicos qualificados pela CAPES, com extratos A1, A2, A3 e A4 e em periódicos internacionais com fator de impacto.
  • Disseminação das investigações realizadas, por meio da participação em eventos científicos e publicação de artigos em anais de eventos, capítulos de livros, livros e livros didático-pedagógicos.
  • Organização de eventos científicos, com o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas e trocas de experiencias com professores, pesquisadores e comunidade em geral.
  • Oferta de formação continuada a professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Criação de um blog que está servindo como repositório de pesquisa e auxiliando professores e pesquisadores a pensarem em estratégias de leitura e formação de leitores, o que implica na construção de uma educação com mais qualidade.

De que forma esse trabalho pode contribuir com a sociedade?
Os resultados alcançados indicam que a pesquisa apresenta relevância social por mobilizar professores, mestrandos, doutorandos, doutores em estágios pós-doutorais e egressos de diversos programas de pós-graduação, em conjunto com os professores das unidades escolares, a pensarem sobre o cotidiano escolar na busca de possibilidades didático-metodológicas para trabalhar a leitura na Escola da Infância em tempos de pandemia e pós-pandemia. Isso pode contribuir na formação de sujeitos formadores de leitores e auxiliar gestores a pensarem em propostas de políticas públicas relacionadas à formação de sujeitos leitores.

Foi possível identificar as dificuldades enfrentadas pelas crianças em diferentes contextos socioeconômicos no acesso à leitura. Diante disso, por meio das dissertações, teses, artigos, produção do livro didático-pedagógico e cursos de formação continuada para professores, foram apresentadas estratégias teóricas e metodológicas referentes ao trabalho com a leitura, com intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Destarte, o projeto foi essencial para entender os desafios enfrentados na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia e ajudou a apontar caminhos para um ensino mais inclusivo, inovador e acolhedor no pós-pandemia.

Qual a importância do investimento neste tipo de tema?
A natureza do material didático privilegiou a interação recíproca, a parceria intelectual, a produção colaborativa, a atuação e as decisões coletivas, a negociação, os confrontos cognitivos, os diálogos, a troca compartilhada e a elaboração de sínteses. Isso nos suscita a pensar que a importância da leitura nos mais diferentes contextos da vida humana é indiscutível. Aproveito, em nome de todos os integrantes do projeto, para agradecer à CAPES pelos investimentos. Em decorrência deles, estamos conseguindo atingir os objetivos descritos no projeto de pesquisa.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

Educação e Pesquisa
Tags: CAPESPDPG IMPACTOS DA PANDEMIA UELCOVID-19 EDUCAÇÃO LITERÁRIA
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