Notícias
ALIMENTAÇÃO
Divulgados vencedores do Prêmio Péter Murányi
O resultado da classificação dos três trabalhos finalistas do Prêmio Péter Murányi 2025 - Alimentação foi divulgado na última quinta-feira, 20 de fevereiro. Na ocasião, um júri composto por 68 especialistas ligados à área de alimentação definiu o grande vencedor da 23ª edição do prêmio.
A Fundação avaliou os 88 trabalhos inscritos, provenientes de 68 instituições indicadoras de todo o Brasil. O valor total dos prêmios é de R$ 250 mil, destinados a projetos que contribuem, na prática, para a melhoria da qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar das populações.
O Prêmio é realizado anualmente, com temas que se alternam a cada edição: Alimentação, Educação, Ciência & Tecnologia e Saúde. Cada área é revisitada a cada quatro anos. Desde 2002, já foram concedidos R$ 4,27 milhões em prêmios, avaliados 2.272 trabalhos e cadastradas 2.168 instituições indicadoras.
A iniciativa conta com o apoio de instituições, como a CAPES, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Academia Brasileira de Ciência (ABC), a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
Vencedores do Prêmio
1º colocado – Vencedor
Título: Biotransformação para valorização de frutas nativas subexploradas no Norte e Nordeste do Brasil.
Instituição Indicadora: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Autores: Marciane Magnani, Bianca Beatriz Torres de Assis, Tatiana Colombo Pimentel, Marcos dos Santos Lima, Francyeli Araújo Silva, Lucélia Cabral e Jaqueline de Araújo Bezerra
2º colocado
Título: FITOFIT: Suplemento rico em polifenóis para controle de alterações metabólicas.
Instituição Indicadora: FitoFit Pesquisa e Desenvolvimento Ltda
Autores: Mara Lucia de Campos Resende, Elita Scio Fontes e Martha Eunice de Bessa
3º colocado
Título: Enriquecimento de alimentos por meio de cultivo: qualidade nutricional e segurança alimentar.
Instituição Indicadora: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
Autores: Juliana Naozuka
Com informações da Fundação Peter Muranyi.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
