Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Divulgada lista de professores que atuarão nos EUA
A CAPES/MEC divulgou nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o resultado final do Edital n° 16/2025, do Programa CAPES/Universidade em Buffalo (CAPES/UB) – Professor Visitante. São dez pessoas selecionadas para atuarem nos Estados Unidos como professores visitantes juniores e outras dez como professores visitantes seniores.
Os objetivos da iniciativa incluem o aumento do intercâmbio entre brasileiros e norte-americanos, a formação contínua de professores, a criação de redes de parcerias e a internacionalização da ciência brasileira. Serão enviados profissionais das seguintes áreas do conhecimento:
- Administração de Empresas
- Aquicultura
- Ciência da Computação
- Ciência Política
- Ciência e Tecnologia dos Alimentos
- Cinema
- Computação
- Desenho Industrial
- Doenças Infecciosas e Parasitárias
- Educação
- Enfermagem (duas pessoas)
- Física da Matéria Condensada
- História da América
- Linguística e Literatura
- Oceanografia Geológica
- Química de Interfaces
- Sociologia Jurídica
- Telecomunicações
- Teoria da Comunicação.
As bolsas durarão de três a dez meses. Na modalidade professor visitante sênior, o valor da mensalidade é US$ 2,3 mil; para professor visitante júnior, o repasse mensal será de US$ 2,1 mil. Haverá, ainda, auxílios para instalação, seguro-saúde, deslocamento e localidade. O início das atividades na Universidade Estadual de Nova York em Buffalo está previsto para agosto.
A CAPES/MEC enviará até 20 professores e até 10 pós-graduandos na modalidade doutorado-sanduíche a cada ano. Já a instituição norte-americana poderá trazer ao Brasil até 10 de seus educadores por até um ano cada.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
