Notícias
FORMAÇÃO
Cursos da UAB chegam à população do litoral do MA, PI e CE
Três cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenada pela CAPES, foram lançados nesta terça-feira, 3 de junho. Serão abertas 750 vagas destinadas aos povos e comunidades tradicionais que vivem nas regiões costeiras e marinhas do Maranhão, Piauí e Ceará.
A formação faz parte do programa Escola das Marés e das Águas, da Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Marinhas e dos Povos Extrativistas Costeiro Marinhos (Confrem), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os cursos, selecionados por meio do edital da UAB de 2023, serão ofertados pelas universidades estaduais do Maranhão (Uema) e do Ceará (Uece).
- Tecnologia em Recursos Pesqueiros - 300 vagas - Uema
- Tecnologia em Turismo - 300 vagas - Uema
- Tecnólogo em Turismo Comunitário - 150 vagas - Uece
Os cursos vão atender alunos de 11 áreas protegidas, como Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA) e Delta do Parnaíba (PI), envolvendo comunidades indígenas, quilombolas, da pesca artesanal e de assentamentos rurais. O processo seletivo também será diferenciado e adequado à linguagem dessas comunidades.
Segundo o diretor de Educação à Distância da CAPES, Antônio Carlos Rodrigues de Amorim, “essas vagas que estão sendo ofertadas por um conjunto de universidades no Brasil são derivadas de uma parceria entre a CAPES e o ICMBio e nascem das demandas de mais qualificação profissional e formação dos povos tradicionais associados a territórios em áreas protegidas. É uma alegria para nós da Diretoria de Educação a Distância da CAPES participar desse movimento tão importante e relevante, fundamental para as pessoas que vivem, trabalham e lutam pelos territórios das áreas protegidas”. Os cursos são semipresenciais, com parte do aprendizado a distância e outra presencial.
Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação do ICMBio.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES