Notícias
GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Comissão para formação de pessoal une CAPES e estados
A CAPES instituiu a Comissão da Agenda Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior. A equipe será responsável por auxiliar a Fundação em uma iniciativa conjunta entre União e estados para institucionalização de uma agenda de temas estratégicos para a formação de mestres e doutores no Brasil.
O grupo é formado por representantes de três frentes. São nove servidores dos quadros da própria CAPES, quatro membros dos Conselhos Técnico-Científicos da Educação Básica (CTC-EB) e da Educação Superior (CTC-ES), além de cinco indicados pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), representando as cinco macrorregiões do País.
O caráter da comissão é consultivo e deliberativo. O grupo deverá orientar o delineamento do escopo do projeto executivo da Agenda Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior, que pretende fortalecer a governança do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), com a criação de um observatório da evolução do sistema no atendimento aos temas estratégicos da Agenda. As informações constam na Portaria nº 60/2025, publicada pela CAPES na segunda-feira, 24 de março.
As servidoras e servidores que compõem a Comissão são:
- Alice Plakoudi Souto Maior, coordenadora da Comissão;
- Júlio Cesar Piffero de Siqueira, vice-coordenador da Comissão;
- Carolina Costa Borges, integrante titular, e Priscila Lelis Cagni, suplente;
- Felipe Campos de Oliveira, titular, e Yuri Ghobad da Silva, suplente;
- Luiz Alberto Rocha de Lira, titular, e Eliana Tavares Pereira, suplente;
- Manoel Santana Cardoso, titular, e Idelazil Cristina do Nascimento, suplente;
- Maria Cristina Mesquita da Silva, titular, e Tayline Walverde Bispo, suplente;
- Regiane Kawakami Guimarães, titular, e Gabriel Costa Resende, suplente;
- Soraia de Queiroz Costa, titular, e Andre Luiz Brasil Varandas Pinto, suplente.
Cada CTC indicou dois membros. O colegiado referente à educação superior será representado por Avelino Francisco Zorzo e Hamida Assunção Pinheiro. Pela educação básica, compõem os quadros Amali de Angelis Mussi e Geovana Mendonça Lunardi Mendes.
Já o Confap indicou um membro de cada região do país. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes da Silva, representa o Norte. As outras quatro regiões são representadas pelos diretores-científicos: do Nordeste, Leonardo Ferraz Xavier, de Pernambuco (Facepe); do Centro-Oeste, Nalvo Franco de Almeida Júnior, de Mato Grosso do Sul (Fundect); do Sudeste, Márcio de Castro Silva Filho, de São Paulo (Fapesp); e, do Sul, Luiz Márcio Spinosa, do Paraná (Fundação Araucária).
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
