Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
CAPES seleciona professores de Física para visita ao CERN, na Suíça
Estão abertas até 6 de fevereiro as inscrições para até 24 professores que lecionam Física na rede pública de educação básica interessados em capacitação na Suíça com apoio da CAPES/MEC. A seleção é regida pelo Edital nº 3/2026, do Programa Brasileiro de Professores no CERN.
Os selecionados passarão por atividades formativas de 20 a 25 de abril nos laboratórios da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra. A programação engloba palestras, visitas locais, exposições e oficinas, que introduzirão os participantes à Física de Partículas e à pesquisa de ponta realizada no CERN.
Para participar, é preciso ser licenciado em Física, lecionar a disciplina no ensino médio da rede pública, ter nacionalidade brasileira ou possuir autorização de residência no Brasil ou visto adequado e estar cadastrado, com currículo, na Plataforma Freire. Quem cumprir os requisitos deve preencher formulário no Sistema de Inscrições da CAPES/MEC (Sicapes) e enviar a documentação solicitada no edital.
A CAPES/MEC investirá até R$ 313,6 mil na iniciativa. Serão custeados, para cada pessoa selecionada:
- passagem aérea nacional (ida e volta) para a cidade do aeroporto de embarque internacional;
- passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional;
- ajuda de custo no valor de CHF 200,00 (duzentos francos suíços);
- seguro saúde;
- deslocamento na Suíça: aeroporto/alojamento/aeroporto;
- hospedagem, em acomodação compartilhada (ocupação dupla);
- café da manhã, almoço e jantar;
- taxas acadêmicas e materiais didáticos das atividades formativas.
O Programa Brasileiro de Professores no CERN é fruto de um acordo firmado entre a CAPES/MEC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF). A iniciativa tem por objetivo fortalecer a formação científica de professores, promover o intercâmbio internacional em ciência e educação, ampliar o impacto na educação básica do conhecimento produzido na área da física contemporânea e fomentar o interesse dos estudantes pela ciência e pela tecnologia, em benefício do desenvolvimento científico e educacional do país.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação ASCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ASCOM/CAPES
