Notícias
RELAÇÕES SUL-SUL
CAPES prorroga inscrições para o Peru no Programa Caminhos Amefricanos
A CAPES prorrogou o prazo de inscrições para a chamada referente ao Peru no Edital Conjunto N° 4/2024 do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. Com isso, interessados nas 50 vagas destinadas a professores da educação básica para intercâmbios de curta duração no país vizinho ao Brasil têm até 14 de fevereiro para entrar na concorrência.
Nesta chamada, a Fundação executa a mobilidade em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), do Brasil, e a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, situada em Lima. Na capital da República do Peru, os participantes desenvolverão ações formativas com a universidade, visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus.
A seleção é voltada para educadores de base de instituições brasileiras públicas de ensino que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Podem participar brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com carteira nacional de registro migratório, devendo apresentar a autorização de residência permanente no Brasil. É necessário residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção, além de não ter recebido bolsa ou benefício para a mesma modalidade nos últimos dois anos.
Com relação às edições de Angola e da República Dominicana, nada muda. Serão selecionados 50 alunos, em cada chamada, que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas, que estejam matriculadas a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Em ambos, o edital segue aberto até 27 de fevereiro.
As instituições parceiras da CAPES e do MIR nesses países são a Universidade Agostinho Neto, na cidade de Luanda, capital da República de Angola, e a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) República Dominicana, com sede em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Em ambas, os estudantes realizarão estudos de curta duração, com participação em evento científico, além de visitas guiadas em escolas, locais históricos e museus.
As inscrições devem ser feitas no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), por meio do formulário de inscrição on-line e da apresentação dos documentos solicitados no edital.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
