Notícias
CONFAP
CAPES participa de eventos em Fortaleza e Macapá
No mês de março, a equipe da Diretoria de Programa e Bolsas no País da CAPES participou de eventos realizados em Fortaleza (CE) e Macapá (AM). Entre os dias 10 e 14, na capital cearense, foram debatidos o andamento das atividades de três programas da Fundação. No Amapá, de 19 a 22, a presença se deu nas discussões da 67ª edição do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Em seminário realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor), a equipe da CAPES ouviu dos coordenadores de projetos da região Nordeste os relatos sobre a execução das atividades dos programas de Redução de Assimetrias da Pós-Graduação (PRAPG), Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) e Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira. No total, 128 propostas recebem recursos da Fundação por meio de bolsas e custeio.
Durante os debates, o diretor da CAPES, Luiz Antonio Pessan, destacou a importância do investimento na formação de mestres e doutores para o desenvolvimento do País. “A pós-graduação tem um papel essencial para que consigamos profissionais cada vez mais qualificados em todas as áreas, que possam atender às necessidades da comunidade e levar o seu conhecimento para resolver questões específicas da população”, afirmou.
Em Macapá, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), reuniram-se lideranças em Ciência, Tecnologia e Inovação do País para fortalecer a colaboração entre as agências estaduais de fomento e discutir desafios e soluções para o futuro da pesquisa no Brasil. No Fórum, abordou-se o papel estratégico da pesquisa no enfrentamento das mudanças climáticas. O diretor da CAPES, Luiz Antonio Pessan, apresentou dados sobre investimentos na pós-graduação e as novas iniciativas da Fundação, como o Programa Nacional Cientista Líder e a Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia Legal.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

