Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
CAPES participa de coletânea da Nature sobre empregabilidade
A revista Nature publicou na quarta-feira, 24 de setembro, uma coletânea de seis artigos que descrevem iniciativas que contribuem para criar ambientes institucionais acolhedores. No trabalho, intitulado Universities must move with the times: how six scholars tackle AI, mental health and more, a presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho, aborda as ações da agência para ampliar as oportunidades de empregabilidade dos pós-graduandos.
Em seu artigo, Denise comenta que apenas 12,5% dos doutores estavam empregados na indústria no ano de 2021. “Uma prioridade é dinamizar a obtenção do título de doutor”, escreve a presidente, que destaca o trabalho da CAPES/MEC na criação de políticas que proporcionem mais oportunidade de empregos.
Na avaliação da dirigente, os governos devem aumentar os investimentos em programas que permitam que os alunos de pós-graduação complementem a formação em estágios no setor produtivo não acadêmico durante seus estudos. “As universidades devem revisar seus currículos em áreas científicas para melhorar o alinhamento com as exigências do setor”, afirma.
A coletânea também inclui contribuições de pesquisadores como Ya-Qin Zhang, da China, Ramesh Jagannathan, dos Emirados Árabes Unidos, Lorna Dougan, do Reino Unido, Bala Ganesh Pichamuthu, da Índia, e Sibonokuhle Ndlovu, da África do Sul. “O mundo precisa urgentemente de estudantes e pesquisadores altamente qualificados para ajudar a solucionar crises globais, desde mudanças climáticas até emergências de saúde pública”, sintetiza a coletânea.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

