SNPG

CAPES participa da posse da diretoria da Abruem

Cicília Raquel Maia Leite foi empossada presidente e Nara Lucia Perondi Fortes, vice-presidente da Associação

Publicado em 02/08/2024 11:51
Compartilhe:

Ocorreu nesta quarta-feira, 31 de agosto, a posse da nova diretoria da Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para o biênio 2024-2026. A cerimônia ocorreu na sede da CAPES, em Brasília. O evento marca o início da gestão de Cicília Raquel Maia Leite, reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na presidência da instituição, e de Nara Lucia Perondi Fortes, reitora da Universidade de Taubaté (SP), na vice-presidência.

Na ocasião, Luiz Antonio Pessan, diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, evidenciou a importância das universidades estaduais e municipais na melhoria da qualidade da educação do País. “Esperamos que elas continuem, como sempre fizeram, lutando por um ensino melhor, por formação de profissionais qualificados, e com diversidade cada vez maior, que garantam oportunidades de formação para as pessoas”, finalizou.

Recém-empossada, a professora Cicília, reforçou que o momento marca uma nova etapa para a Abruem: “algo significativo e desafiador que a nova gestão, com profundo censo de coletividade, aceitou como missão”. Ela destacou que, pela primeira vez na história, a Abruem será conduzida por duas mulheres, “uma honra e um desafio que reflete o nosso compromisso na equidade de gênero”.

A gestora ressaltou que a associação tem desempenhado papel relevante na transformação do ensino superior, por meio da união de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ela chamou a atenção para o papel da Abruem na interiorização da educação do País, reunindo instituições que têm em comum a capilaridade e a democratização do acesso à educação superior nos nossos estados. “Somos responsáveis por 40% das matrículas que chegam na educação superior”, lembrou a reitora.

Também foram empossados os membros titulares e suplentes dos Conselhos Deliberativos e Fiscais da entidade, além dos presidentes das Câmaras Temáticas. A lista com os nomes encontra-se ao fim desta matéria.

Sobre a Abruem
A Abruem – Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – foi criada em 1991. Atualmente, a instituição está em 21 estados e conta com 46 universidades associadas, que têm o propósito comum de transformar o ensino superior por meio da união de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Como uma entidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, a Abruem tem na interiorização do ensino universitário uma de suas principais bandeiras, que põe em prática graças à enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de educação a distância (EAD) e outras estruturas, mantidas pelas suas afiliadas.

 conselheiros

Leandro Campi Prearo, reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Marco Aurélio Ferreira, reitor do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino; Vera Lúcia da Rocha Maquêa, reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Célia Regina Diniz, reitora da Universidade Estadual da Paraíba; Evandro Alberto de Sousa, reitor da Universidade Estadual do Piauí; Clay Anderson Nunes Chagas, reitor da Universidade do Estado do Pará.

Augusto de Rezende Campos, reitor da Universidade Estadual do Tocantins; Walter Canales Sant'ana, reitor da Universidade Estadual do Maranhão; Fábio Hernandes; reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná.

Amali de Angelis Mussi, reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana; Wagner de Paulo Santiago, reitor da Universidade Estadual de Montes Claros; Juliene Rezende Cunha, reitora do Centro Universitário de Mineiros.

Lista dos novos presidentes das Câmaras Temáticas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

Categorias
Educação e Pesquisa
Compartilhe: