Notícias
NOTA DE PESAR
CAPES manifesta pesar pelo falecimento do professor Oswaldo Ubríaco Lopes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lamenta o falecimento do professor Oswaldo Ubríaco Lopes, ocorrido em 10 de outubro de 2025, em São Paulo. A Fundação expressa sua solidariedade à família, aos amigos e à comunidade científica neste momento de pesar.
Ressalta-se, ainda o laço de parentesco do professor com a atual chefe de gabinete da CAPES, Priscila Candido Ubriaco de Oliveira, a quem destacamos nossos profundos sentimentos.
Doutor em Medicina, Ubríaco teve uma carreira exemplar como pesquisador e docente, tendo sido o primeiro pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), de 1988 a 1992 — cargo no qual foi o primeiro a completar o registro dos cursos no sistema da CAPES.
Em sua trajetória, além de ter sido o primeiro pró-reitor de Pós-Graduação da USP, ele foi diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia, membro da Academia Brasileira de Ciências e professor titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB e também da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dedicou-se à pesquisa em Fisiologia e Fisiopatologia Cardiovascular, com ênfase em choque hemorrágico, permeabilidade intestinal e fisiologia de órgãos e sistemas.
Com informações da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE)