Notícias
GESTÃO DA INFORMAÇÃO
CAPES lança novo Sistema de Prestação de Contas

- Imagem: Mesa do webinário do novo Sistema de Prestação de Contas, SIPREC 2.0 (Julia Prado - CGCOM/CAPES)
A CAPES lançou na terça-feira, 22 de julho, a nova versão do Sistema de Prestação de Contas, a SIPREC 2.0. Destinada a professores e pesquisadores que recebem o Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (AUXPE), a plataforma vem para agilizar o relatório de atividades e melhorar as condições de análise dos processos.
A cerimônia consistiu em um webinário e ocorreu no Auditório Anísio Teixeira, na sede da CAPES, em Brasília. O presidente substituto da Coordenação, Antonio Gomes de Souza Filho, que também é diretor de Avaliação, observou que as plataformas da Agência vêm sendo atualizadas. “Outros sistemas da CAPES passaram por atualizações, com a interoperabilidade como ponto central, como exemplo, recentemente foi lançada a nova Plataforma Sucupira”, afirmou.
O SIPREC foi desenvolvido para uso em navegadores na internet, ou seja, não é um aplicativo. É compatível com Edge, Firefox e Google Chrome. A versão 2.0 estará integrada com o extrato do Cartão Pesquisador e o sistema de notas fiscais da Receita Federal. Com o aprimoramento da ferramenta, o preenchimento dos documentos e a assinatura eletrônica serão feitos no próprio sistema.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da CAPES, Gustavo Portella, o projeto foi inteiramente desenvolvido pela DTI da CAPES. “O SIPREC 2.0 traz uma interface mais amigável, integração com a nota fiscal eletrônica do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e com o Cartão BB Pesquisa/CAPES”, afirmou. “É uma modernização geral do sistema, com gestão de documentos digitais, recibos, comprovantes. Foi um investimento de R$ 2,3 milhões”, disse.
Já segundo a diretora de Gestão da CAPES, Luciana Gottschall, a experiência do usuário motivou a atualização. “O SIPREC lançado em 2013 foi uma evolução. E, com o passar dos anos, tornou-se obsoleto. Novas linguagens surgiram e a CAPES está se adequando à realidade lançando o SIPREC 2.0, que é um marco”, disse. E a gestora já traça um próximo desafio: “Muito em breve, usaremos ferramentas baseadas em inteligência artificial para atacar o passivo dos processos de prestação de contas pendentes de análise”.
No SIPREC 2.0, o beneficiário também terá acesso ao histórico de documentos e lançamentos e poderá solicitar prorrogações e retiradas de inadimplência. Atualmente, 25 programas da CAPES têm verbas do AUXPE, recurso que fomenta a formação e desenvolvimento de pesquisas no país, incluindo a manutenção de laboratórios, a compra de insumos para a realização de estudos e a realização de eventos acadêmicos e científicos.
Coube ao coordenador-geral de Prestação de Contas e Cobrança Administrativa da CAPES, Weder Matias Vieira, a apresentação detalhada. A fala completa do servidor está disponível neste link, que traz a íntegra da transmissão ao vivo do lançamento do SIPREC 2.0.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES