Notícias
CIÊNCIA
CAPES e Clarivate discutem resultados e expansão de parcerias
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, recebeu nesta quarta-feira, 14 de maio, a visita de dirigentes da Clarivate, editora Britânica que fornece ferramentas de pesquisa em bases científicas. No encontro, foram discutidos os resultados dos serviços ofertados, os aprimoramentos do trabalho e as perspectivas de expansão da parceria.
Pela Clarivate, participaram da reunião o sênior vice-presidente para Academia e Governo, Ofer Mosseri, o vice-presidente para Academia e Governo, Boe Horton, o diretor de Ciências da Vida e Saúde para América Latina, Cristian Madoery, e a gerente de Contas, Monica Silveira. Pela CAPES, também esteve presente a coordenadora-geral do Portal de Periódicos da Diretoria de Programas e Bolsas no País, Andréa Vieira.
Em abril, a CAPES e a Clarivate Analytics assinaram um novo contrato via Portal de Periódicos, que ampliou o número de instituições com acesso a quatro ferramentas de pesquisa. As com acesso à Web of Science passaram de 328 para 426. Já as da Derwent Innovations Index de 221 foram para 426. O número de instituições com acesso ao Journal Citation Report (JCR) aumentou de 277 para 387 e do Cortellis Drug Discovery Intelligence (CDDI) de 88 para 276.
A presidente da CAPES afirmou que o Brasil vive um momento em que há mais produção científica no interior do país e que os recursos passaram a ser distribuídos de uma maneira mais democrática, buscando melhorar a produtividade em todas as regiões. “Esse trabalho em conjunto com a Clarivate nos permite entender o perfil da produção científica das instituições brasileiras, possibilitando uma melhor tomada de decisão nos investimentos para diminuir as assimetrias regionais, que é sim um grande desafio brasileiro”, destacou. “Muitos pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste dispõem de poucos recursos para dar visibilidade às pesquisas e a ampliação do acesso pode ajudá-los bastante”, acrescentou Denise Pires de Carvalho.
“A CAPES e a Clarivate têm trabalhado para auxiliar as revistas brasileiras. O objetivo é dar mais visibilidade às pesquisas e gerar mais oportunidades para o pesquisador de todas as regiões do país, com a possibilidade de indexar mais publicações brasileiras”, destacou Andréa Vieira. Na avaliação Ofer Mosseri, a parceria é uma importante colaboração para apoio à ciência no Brasil. “É também uma oportunidade para a internacionalização da pesquisa”, ressaltou.
Sobre o Portal de Periódicos
Criado em 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 448 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País e para a integração da comunidade científica brasileira.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
