Notícias

Programa de Internacionalização

CAPES apresenta sistema de avaliação do PrInt

Evento virtual atraiu pró-reitores e técnicos das 36 IES participantes do Programa CAPES/PrInt
Publicado em 14/10/2020 18h03

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promoveu nesta quarta-feira, 14, o II Workshop para Gestores do Programa CAPES-PrInt. O evento virtual, feito para apresentar a plataforma para coleta de informações do desenvolvimento do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt),  foi dividido em duas partes: pela manhã, pró-reitores das 36 instituições de ensino superior (IES) conheceram o sistema e puderam tirar dúvidas sobre seu uso. À tarde, técnicos das mesmas IES receberam instruções quanto à sua preparação.
Durante a abertura, Benedito Aguiar, presidente da CAPES lembrou a importância do Programa para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. Para ele, “o melhor resultado que podemos ter com o PrInt é elaborar projetos conjuntos de pesquisa que aumentem o fator de impacto das publicações internacionais”. O gestor encorajou a comunidade científica a trabalhar em conjunto para assegurar a execução das ações previstas, assim como das que, afetadas pela pandemia de COVID-19, precisem de mudanças. “Que possamos, juntos, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do nosso País, por meio da ciência, tecnologia e inovação”, concluiu.

Heloisa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais (DRI), explicou que esse sistema foi pensado para facilitar a coleta de dados das instituições participantes. “Por ser integrado ao Sistema de Controle de Bolsas e Auxílio (SCBA), permite reduzir o esforço para o preenchimento das informações”, explicou.

A plataforma é preparada para atender aos requisitos previstos no edital do PrInt e, possivelmente, estará pronta para testes em novembro, “para que as informações que já estão em andamento não sejam perdidas”, explicou Emerson Maccari, coordenador-geral de Bolsas e Projetos da DRI.

Gestores da CAPES apresentam plataforma para coleta de dados do PrInt (Foto: Naiara Demarco CCS/CAPES)

Sistema
A plataforma para a coleta de dados dará subsídio à construção coletiva de indicadores para a avaliação intermediária do PrInt. Para registro da internacionalização institucional, foram criados três módulos: dois de preenchimento e um de resultados. No primeiro eixo, Compromisso Institucional, serão incluídos dados que apontem o incentivo à construção, execução e consolidação de planos estratégicos de internacionalização.

O segundo módulo, Parcerias e Redes de Pesquisa, receberá informações para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais, melhorando a qualidade da produção acadêmica brasileira e promovendo a mobilidade de professores e alunos. Por fim há o Sumário Executivo, local onde o sistema vai gerar um relatório consolidado dos cinco aspectos mais relevantes de cada tema e objetivos dos dois módulos anteriores.

Programa
O PrInt é uma iniciativa da CAPES para aumentar a visibilidade das universidades e da pesquisa brasileira a partir da cooperação internacional. O Programa induziu as instituições a formularem um plano de internacionalização, estabelecendo um marco inovador e decisivo para a internacionalização das universidades brasileiras.

A íntegra do workshop estará disponível em breve.

Legenda das imagens:
Imagem 1: Gestores da CAPES apresentam plataforma para coleta de dados do PrInt (Foto: Naiara Demarco CCS/CAPES)
Imagem 2: Benedito Aguiar, presidente da CAPES, reconhece importância do PrInt para a pós-graduação brasileira (Foto: Naiara Demarco CC/CAPES)

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES