Notícias
CTC-EB
Avaliação do Pibid é tema de reunião do Conselho da Educação Básica
A 39ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB), realizada nos dias 10 e 11 de abril, teve como tema central a construção de uma nova sistemática de avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Além dos conselheiros do Colegiado da CAPES, o encontro contou com a presença de representantes do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid) e da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do Ministério da Educação (Segape).
Presidida pela diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Professora Marcia Serra Ferreira, a reunião permitiu que os participantes conhecessem o histórico do Pibid e as avaliações já realizadas pela Diretoria ao longo dos 18 anos de funcionamento do Programa. Também foram apresentados os resultados das recentes oficinas regionais, realizadas entre 2024 e 2025, que visam subsidiar a definição de critérios e indicadores para um novo sistema de avaliação.
"Essas oficinas contribuíram para a elaboração de uma proposta de sistema de avaliação permanente, voltado à continuidade do apoio aos projetos institucionais que seguirem sendo bem avaliados, eliminando a necessidade de editais bienais e prevenindo interrupções no financiamento e na concessão de bolsas", explicou a diretora Marcia Ferreira. Ao final do primeiro dia, a CAPES apresentou uma proposta metodológica para a construção do sistema de avaliação dos projetos do Pibid.
No segundo dia de reunião, os conselheiros participaram de atividades práticas em grupos de trabalho. As discussões abordaram temas como: produção acadêmica, científica e pedagógica; inclusão, equidade e diversidade; interação e articulação com as redes e escolas; execução do projeto; e formação dos licenciandos. As contribuições serão utilizadas na elaboração da proposta da nova sistemática de avaliação do Pibid, que será debatida nas próximas reuniões do CTC-EB.
Sobre o CTC-EB
O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) foi instituído em 2007 para auxiliar a CAPES na elaboração da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério, além de colaborar na definição de políticas e diretrizes relacionadas à formação inicial e continuada de professores. A composição do CTC-EB conta com representantes da CAPES e de organizações da sociedade.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
