Notícias
UNIVERSIDADE DE MÜNSTER
Aberto período de inscrição para Cátedra na Alemanha
Já está aberto o período de inscrição para o Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster, na Alemanha. Publicado pela CAPES/MEC em 19 de dezembro, o Edital nº 24/2025 com todas as regras e o cronograma do processo de seleção. O prazo para apresentação de propostas vai até 12 de fevereiro.
A área da cátedra é “Investigação das atividades antiviral e anti-inflamatória de produtos naturais e compostos (semi)syntéticos contra doenças virais hiperinflamatórias”. A proposta do candidato deve ser submetida exclusivamente por meio do formulário de inscrição de bolsas online, que estará disponível em: https://inscricao.capes.gov.br/ .
Financiadas pela CAPES/MEC, as atividades da cátedra serão realizadas na universidade alemã por um período entre seis e 18 meses. O Programa oferta uma bolsa para o catedrático, que poderá indicar bolsista de pós-doutorado e doutorado-sanduíche, que terão o benefício entre seis e 12 meses.
A proposta selecionada está prevista para ser conhecida em 29 de maio e o início das atividades ocorrerá entre setembro e novembro de 2026. Além da bolsa mensal de 3,5 mil euros, o catedrático receberá seguro saúde e auxílios deslocamento, instalação e localidade. Os bolsistas de pós-doutorado e doutorado-sanduíche terão direito à bolsa de 2,1 mil euros e 1,3 mil euros, respectivamente. Eles também terão todos os auxílios do catedrático.
Dentre vários requisitos detalhados no edital, o candidato precisa ter fluência em inglês ou alemão, compatível com o bom desempenho nas atividades previstas, que incluem ministrar aulas e palestras, orientar alunos de pós-graduação ou pesquisadores e participar de grupos de pesquisa e de programa de pós-graduação. Também deve dedicar-se às atividades acadêmicas, incluindo a docência, orientação ou coorientação de dissertações ou teses ou a participação em projetos de pesquisa. Mais detalhes sobre as exigências para a candidatura estão no edital: PDF 23038.006713/2025-11.
O Programa tem o objetivo de ampliar a cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha e o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência. Também incentiva a criação de novas parcerias. A CAPES financia mensalidade, auxílios de deslocamento e instalação, adicional de localidade, se aplicável, e seguro-saúde.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
