Notícias

ALFABETIZAÇÃO

ABC na Prática: decodificação alfabética e ortográfica

Os novos módulos finalizam a parte prática do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)
Publicado em 05/10/2021 14h06

Decodificação alfabética e ortográfica, são os dois últimos módulos da segunda parte do manual ABC na Prática: Construindo Alicerces para Leitura. O guia faz parte do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC).

Ana Filipa Silva, terapeuta da fala do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), explica que o processo de decodificação engloba duas etapas: a alfabética e a ortográfica. “A decodificação alfabética consiste no reconhecimento e conversão de grafemas simples, letras isoladas, no som correspondente.  É o processo que predomina na fase inicial e que permite a leitura de palavras de ortografia simples como, por exemplo, pato”, esclarece.

Ao todo, o Programa de Promoção Precoce nas Competências de Leitura oferece doze módulos. Cada módulo traz um vídeo, duas questões de avaliação e fichas de atividades. Seu objetivo é desenvolver habilidades concentradas no princípio alfabético e na decodificação e promoção do conhecimento das relações letra-som.

Curso ABC
Com mais de 219 mil inscritos e de 6,2 milhões de visitas, o Curso ABC é a primeira formação mais acessada no Ambiente Virtual do MEC (Avamec). Parte do Programa Tempo de Aprender, o curso é resultado da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Os interessados podem se inscrever pela Plataforma Avamec , onde as aulas são oferecidas, e terão acesso a todo conteúdo já disponível: 14 capítulos teóricos do Manual ABC e 12 módulos do Manual ABC na Prática.

Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Curso ABC libera últimos módulos práticos - Descodificação Alfabética escrita em português de Portugal (Foto: Divulgação)
Imagem 2: Cada módulo traz um vídeo, duas questões de avaliação e fichas de atividades (Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES