Programa CAPES/Fundação Agrópolis

Publicado em 23/07/2010 13:04Modificado em 09/10/2019 22:03
Compartilhe:

“Informamos que a Capes passará a exigir de todos os candidatos e beneficiários dos programas de fomento da Diretoria de Relações Internacionais o registro no ORCID (orcid.org). Essa exigência será feita não só nas candidaturas a novos editais, como também de todos os beneficiários ativos.”

Programa Desativado

O Programa Capes/Fundação Agrópolis é resultado de um esforço conjunto que objetiva contribuir para a difusão de conhecimentos e a capacitação científica entre Brasil e França. A iniciativa prevê o apoio a projetos conjuntos de pesquisa focados em questões relacionadas a temáticas agrícolas e de desenvolvimento sustentável, os quais poderão ainda contar com o envolvimento de grupos de pesquisa de países africanos. A Fundação Agrópolis tem a missão de incentivar a pesquisa de alto nível, a educação de superior no seu país e estreitar os laços de cooperação científica internacional de grupos franceses, atuando nas ciências agrícolas e na pesquisa em desenvolvimento sustentável.

A iniciativa firmada em parceria com a Capes prevê o apoio a projetos conjuntos de pesquisa, que envolvem ainda a potencial participação de grupos africanos parceiros, e à organização ou participação seminários, workshops e outras atividades binacionais, que funcionará como catalisador para a interação transnacional dos pesquisadores. Serão selecionados projetos nas seguintes temáticas: genética e genômica, melhoramento de plantas, ecofisiologia; doenças e pragas, proteção das culturas integradas, ecologia populacional; inovação agro-ambiental, agro-ecossistemas, gestão de recursos; inovações agro-alimentares, cultivo de produtos alimentares e não-alimentares; processos de inovação e gestão social das inovações; e similares. A proposta deve ser elaborada de forma pela conjunta pelos pesquisadores brasileiros e franceses, e submetida em formato similar em ambos os países, cada proposta seguindo as diretrizes estabelecidas pela sua respectiva agência. Os projetos conjuntos de pesquisa serão aprovados para o período de 2 (dois) anos, prorrogáveis por mais 2 (dois).

Benefícios

Projetos conjuntos de pesquisa

  • Missões de trabalho: diárias internacionais, seguro saúde e passagens aéreas internacionais para docentes brasileiros;
  • Missões de estudo: bolsas, auxílio instalação, seguro saúde e passagens aéreas internacionais ou auxílio deslocamento para discentes brasileiros;
  • Recursos de material de consumo para custeio das atividades correntes.

Seminários, workshops e outras atividades binacionais

  • Realização ou participação em seminários, workshops e outras atividades binacionais, objetivando iniciar a cooperação em temas prioritários de pesquisa.
  • Inclui o incentivo a eventos realizados tanto no Brasil, quanto na França.

Inscrições

Documentos relacionados

Publicação na WEB

Nome do documento

Formatos disponíveis

15/12/2014

Resultado - Renovação - Edital Capes/Fundação Agrópolis 57/2012

N/D

PDF
31kb

N/D

15/12/2014

Resultado - Renovação - Edital Capes/Fundação Agrópolis 47/2011

N/D

PDF
28kb

N/D

24/05/2013

Resultado do Edital Capes/Fundação Agrópolis 57/2012

N/D

PDF
6kb

N/D

21/12/2012

Edital Capes/Fundação Agrópolis 57/2012

DOC
175kb

PDF
280kb

SXW
98,5kb

08/06/2012

Resultado do Edital Capes - Fundação Agrópolis 47/2011

N/D

PDF
6kb

N/D

07/12/2011

Edital Capes/Fundação Agrópolis 47/2011

DOC
211kb

PDF
149kb

SXW
112kb

04/01/2011

Resultado do Edital Capes - Fundação Agrópolis

N/D

PDF
60kb

N/D

23/07/2010

Edital Capes - Fundação Agrópolis

DOC
81kb

PDF
48kb

SXW
25kb

Compartilhe: