Notícias
TRÂNSITO
Bahia lidera adesão às novas regras da CNH do Brasil
Senatran monitora a implementação do programa CNH do Brasil no Detran-BA. - Foto: Itailuan dos Anjos/ASCOM Detran-BA
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) realizou, nesta segunda-feira (2), visita técnica ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador (BA), para verificar a implementação do programa CNH do Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e busca assegurar que as alterações sejam aplicadas de forma padronizada em todo o país.
Durante a visita, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, percorreu a rotina administrativa e operacional do órgão. O estado da Bahia está entre os primeiros a anunciar mudanças no processo para tirar a carteira de motorista.
“Sabemos quais são os desafios de cada Departamento de Trânsito para implementar uma política pública tão robusta. Mas esse é o nosso papel como gestores públicos: atender ao cidadão, é isso que importa”, explicou.
Mudanças na CNH do Brasil
Entre as mudanças está a retirada da baliza como etapa obrigatória do exame prático. O Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicado neste domingo (1º), passa a valer em todos os Detrans do país e define os procedimentos para a aplicação das novas regras, com foco na segurança no trânsito.
“As alterações aproximam as provas teóricas e práticas da realidade do trânsito brasileiro”, afirmou o secretário nacional de Trânsito.
Na Bahia, há 274.751 pedidos de primeira habilitação e 209.688 inscrições no curso de condutores. Em todo o país, os requerimentos para tirar a CNH já passam de 3 milhões.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes