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INFRAESTRUTURA

“Estamos lançando a primeira Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e a maior carteira ferroviária da história recente do país”, diz Renan Filho

Durante evento desta terça (25), ministro dos Transportes anunciou 21 leilões ferroviários e rodoviários para 2026, com R$ 288 bilhões em investimentos
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Publicado em 25/11/2025 14h14 Atualizado em 01/12/2025 10h36
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Marcio Ferreira/MT
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Michel Corvello/MT
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Ministro dos Transportes lança Política Nacional de Outorgas Ferroviárias e anuncia projetos da pasta para 2026. - Foto: Marcio Ferreira/MT

A infraestrutura de transportes brasileira passa a viver um novo momento a partir desta terça-feira (25), com o lançamento da Política Nacional de Concessões Ferroviárias.

Depois de dezenas de projetos anunciados pelo governo anterior que nunca saíram do papel, este se torna um marco ainda mais importante para a retomada do modal ferroviário no país.

“É uma política nacional inédita, com alinhamento dos projetos a práticas de estruturação mais modernas, à modelagem econômica e financeira também, uma política alinhada à definição de regras contratuais que nós trouxemos do ambiente rodoviário para ferrovias. Isso foi uma decisão de país e isso vai ser transformador”, garantiu o ministro dos Transportes, Renan Filho.

A Política Nacional de Outorgas Ferroviárias define diretrizes claras de planejamento, governança, sustentabilidade e, principalmente, um novo modelo de funding, que combina recursos públicos e privados.

A carteira do Ministério dos Transportes prevê 8 leilões de ferrovias que abrangem mais de 9 mil quilômetros de extensão e devem atrair cerca de R$140 bilhões em investimentos, com projeção de R$600 bilhões injetados no sistema ferroviário.

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“Ferrovia é um fenômeno econômico, ela reduz custo marginal, barateira frete, integra cadeias de produção. E a gente avançou muito nesses três anos, com uma estratégia sofisticada e sólida, atentos à complexidade do setor”, afirmou o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

A ampliação dos trilhos reduzirá custos logísticos, aumentará a competitividade da produção nacional e diminuirá a dependência do transporte rodoviário.

Entre os projetos, destacam-se o Anel Ferroviário do Sudeste (EF-118), a Ferrogrão, o Corredor Leste-Oeste, a Malha Oeste, e os corredores da Malha Sul, entre outros.

“Esse é um passo importante, de concretizar uma visão, porque fazer ferrovia realmente demanda uma visão e uma política de Estado. E o setor está muito animado com esses projetos, com essa visão de investimento no setor”, celebrou Davi Barreto, diretor-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

Milhares de empregos serão gerados com as concessões. Somente o projeto da Ferrogrão, que conectará Sinop (MT) a Itaituba (PA), tem potencial para criar mais de 100 mil postos de trabalho durante sua implantação.

“Os projetos feitos pelo modelo de concessão, como os do Ministério dos Transportes, mostram que a colaboração do governo com o setor privado, ela alavanca, soma recursos. Quero parabenizar toda a equipe do ministério por esse trabalho. A agenda de concessões não só foi retomada, como consolidada”, declarou Nelson Barbosa, diretor de Planejamento do BNDES, órgão que é um dos principais financiadores dos projetos da pasta comandada por Renan Filho.

Recorde de leilões rodoviários

Em menos de três anos, o Ministério dos Transportes já realizou 21 leilões rodoviários, somando 10.009 quilômetros de estradas concedidas e R$232 bilhões em investimentos. Os números de 2025 ainda serão ampliados com o leilão da Fernão Dias, marcado para o próximo dia 11.

E em 2026 serão 13 leilões, que garantirão R$148 bilhões em investimentos.

“Hoje foi um dia muito relevante para o setor de transportes como um todo, com o lançamento da carteira de ferrovias e de rodovias. De rodovias são 13 novos leilões e a gente espera a mesma participação dos investidores que tivemos ultimamente também na carteira de 2026”, destacou a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse

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Entre os destaques do pipeline está a Rota dos Sertões, que conecta o anel rodoviário de Feira de Santana (BA) a Salgueiro (PE). Com 502 quilômetros de extensão, o projeto será o primeiro leilão de concessão rodoviária do Nordeste.

O leilão da Rota dos Sertões está previsto para março de 2026 e deve atrair investimentos de R$6 bilhões. O projeto prevê melhorias como duplicações, passarelas e um ponto de parada e descanso. A expectativa é gerar cerca de 60 mil empregos.

“Nós estamos abertos de forma definitiva para o investimento privado de longo prazo. As pessoas estão animadas, porque existe um ingrediente fundamental que é a credibilidade. E em 2026 nós vamos fazer 13 leilões”, disse o diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, Marco Aurélio Barcelos.

Entre os projetos também estão seis otimizações contratuais, mecanismo desenvolvido pelo Ministério dos Transportes, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de modernizar e reequilibrar acordos de concessão que já não atendiam como o previsto.

No próximo ano, o Governo do Brasil atingirá a marca de 35 concessões rodoviárias, chegando ao recorde de projetos estruturados em uma única gestão.

Confira a carteira do Ministério dos Transportes para 2026 aqui. 

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: InfraestruturaPolítica Nacional de Outorgas FerroviáriasFerrovias Rodovias

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