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Ministério detalha como novos modelos de leilões rodoviários devem atrair R$ 161 bi em 2025

Em debate durante o CNN Talks, ministro dos Transportes em exercício, George Santoro, discutiu com autoridades do setor de infraestrutura os avanços nos transportes, energia e saneamento
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Publicado em 26/03/2025 15h35 Atualizado em 27/03/2025 14h32
George Santoro, ministro dos Transportes em exercício, debate soluções para a infraestrutura rodoviária no CNN Talks, em Brasília
George Santoro, ministro dos Transportes em exercício, debate soluções para a infraestrutura rodoviária no CNN Talks, em Brasília - Foto: Rui Rodrigues/MT
George Santoro, ministro dos Transportes em exercício, debate soluções para a infraestrutura rodoviária no CNN Talks, em Brasília
George Santoro, ministro dos Transportes em exercício, debate soluções para a infraestrutura rodoviária no CNN Talks, em Brasília - Foto: Rui Rodrigues/MT
George Santoro, ministro dos Transportes em exercício, debate soluções para a infraestrutura rodoviária no CNN Talks, em Brasília
George Santoro, ministro dos Transportes em exercício, debate soluções para a infraestrutura rodoviária no CNN Talks, em Brasília - Foto: Rui Rodrigues/MT

"O Brasil precisa melhorar sua infraestrutura para acompanhar o crescimento das exportações de alimentos no mundo. Para isso, é essencial ter uma carteira robusta de projetos para atrair olhares diferentes. E já estamos colhendo os resultados dessa estratégia", afirmou o ministro dos Transportes em exercício, George Santoro, nesta quarta-feira (26), no evento CNN Talks "Caminhos para o Crescimento", em Brasília. No evento, onde o foco era debater sobre os desafios e os avanços no setor de infraestrutura no Brasil, George destacou a urgência do crescimento com dados históricos. "Há 30 anos, exportávamos 8 milhões de toneladas de alimentos; há 20 anos, saltamos para 30 milhões; há 10 anos, chegamos a 60 milhões. Ano passado, foram 180 milhões — e nos próximos 10 anos, seremos 300 milhões. A infraestrutura precisa acompanhar esse ritmo", exemplificou.

George Santoro destacou que o país já vem avançando nesta direção. “Dos dez leilões realizados em 2024, tivemos oito grupos diferentes ganhando. Isso mostra a entrada de novos atores no mercado brasileiro - antes, tínhamos só dois grandes grupos dominando os processos”, afirmou. Santoro explicou que essa diversificação é fundamental para aumentar a competitividade dos leilões e garantir a infraestrutura necessária para escoar a produção agrícola brasileira que bate recorde a cada ano. 

E em 2025, o Ministério dos Transportes deve alcançar um marco histórico na infraestrutura rodoviária do Brasil: 15 leilões de rodovias, um de ferrovia, R$ 161 bilhões em investimentos e 8.449 quilômetros de rodovias contempladas. Tudo para impulsionar a infraestrutura de transportes do Brasil.

"Já na próxima semana teremos o primeiro leilão do ano, o da São Borja - Ponte Internacional da Integração. Apesar do cenário de juros elevados no Brasil, nossos projetos continuam extremamente atrativos - tanto para o mercado interno quanto para investidores internacionais. Temos observado participação relevante de capital estrangeiro nesses leilões, o que comprova a confiança no Brasil e a qualidade dos nossos projetos. Este é, sem dúvida, um momento decisivo para a infraestrutura nacional", apontou Santoro - que aproveitou para confirmar que o Ministério dos Transportes realizará o primeiro leilão ferroviário até dezembro, referente à Ferrovia EF 118.

Debêntures flexíveis

O ministro em exercício detalhou, também, as mudanças nas debêntures - títulos de dívida privada para financiar infraestrutura - como alternativa de financiamento. “Criamos debêntures incentivadas com mecanismos mais flexíveis. Se houver alta dos juros, o investidor pode reemitir sob melhores condições dentro da mesma base de financiamento — foi uma inovação bem recebida pelo mercado”.

Santoro explicou que a medida complementa outras ações. “Ao lançar um edital, o empreendedor agora pode escolher a taxa de juros que será adotada. Isso ancora as expectativas, reduz o risco para quem estuda o projeto e mantém a atratividade mesmo em cenários desafiadores”, concluiu

Com mediação do diretor de Jornalismo da CNN em Brasília, Daniel Rittner, o encontro recebeu, ainda, o ministro das Cidades, Jader Filho; o presidente do TCU, Vital do Rêgo; a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; o diretor Geral da ANTT, Guilherme Sampaio; os governadores de Goiás e Mato Grosso, Ronaldo Caiado e Mauro Mendes, respectivamente, além de outras autoridades.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: CNN TalksInfraestruturaConcessõesInvestimentosDistrito Federal

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