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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2023 09 Viaduto do Mercado do Peixe e duplicação da BR-316/PI beneficiarão mais de 1 milhão de pessoas no Piauí
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RODOVIAS

Viaduto do Mercado do Peixe e duplicação da BR-316/PI beneficiarão mais de 1 milhão de pessoas no Piauí

"Teresina era a única capital do país que não tinha seus acessos duplicados. Agora, ela passa a ter, marcando uma nova etapa da vida da população”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho
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Publicado em 01/09/2023 15h08 Atualizado em 21/02/2024 12h12
Mercado do Peixe3.jpeg
Viaduto será fundamental para melhorar a trafegabilidade em área de tráfego intenso em Teresina.
Mercado do Peixe4.jpeg
Estimativa é que 33 mil motoristas circulem diariamente na região.
Mercado do Peixe2.jpeg
Ministro entrega empreendimento concluído na BR-343/PI.
BR-343PI.jpeg
Mercado do Peixe.jpg
BR-343PI (2).jpeg
Mercado do Peixe6.jpeg
Viaduto do Mercado do Peixe, na BR-343/PI.
BR316P.jpeg
No total, já foram liberados 18,4 quilômetros duplicados na BR-316/PI.
BR-316PI.jpg
Duplicação da BR-316/PI está prevista no Novo PAC.
BR-316PI.jpeg
Ministro Renan Filho participa da entrega de trecho de 8,4 quilômetros na BR-316/PI.
BR-316PI (2).jpg
Duplicação aumentará segurança viária na região.

A infraestrutura de transportes do Piauí foi incrementada com duas entregas que impactarão diretamente o cotidiano dos piauienses. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, inaugurou, nesta sexta-feira (1º), o viaduto do Mercado do Peixe, na BR-343/PI, em Teresina (PI), e liberou para o tráfego 18,4 quilômetros duplicados da BR-316/PI, no trecho que liga a capital ao município de Demerval Lobão.

“Essa entrega vai melhorar, e muito, a mobilidade de Teresina e da região metropolitana da cidade. Além de ser importante para a fluidez no tráfego, a estrutura possibilitará ainda a atração de investimentos, a geração de empregos, o progresso da região e consequente melhoria das condições de vida da população”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

A obra
• Foram investidos aproximadamente R$ 30 milhões;
• A travessia conta com 120 metros de extensão e está dividido em três vãos de 40 metros;
• Importante para aprimorar a mobilidade urbana no Contorno Rodoviário de Teresina;
• 33 mil motoristas circulam diariamente na região e serão beneficiados.

Inacabada pela gestão anterior, a obra da travessia urbana da BR-343/PI foi concluída graças ao empenho do governo do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio da Emenda Constitucional 126/2022, a EC do Bolsa Família, que aumentou o orçamento previsto para o setor em 2023.

Mobilidade
As mudanças na rotina de quem passa pela região diariamente já começaram a aparecer com a entrega do viaduto, como é o caso da técnica de enfermagem Maria dos Humildes Tavares Oliveira, de 66 anos. “Antes, eu ficaria parada dentro do ônibus por mais de duas horas por conta do trânsito. Agora, em 15 minutos estarei no serviço, o que vai melhorar muito a rotina”, avaliou a piauiense que trabalha na mesma maternidade pública há 48 anos.

A economia do tempo no trânsito também afetará o dia a dia do engenheiro civil Felipe Alan, de 30 anos, que passa semanalmente no local para trabalho. “A cidade cresceu muito nos últimos anos, o que aumentou o fluxo de carros, motos, caminhões e carretas de todo tipo. Uma obra como essa é essencial para desafogar o trânsito, sobretudo nos horários de pico”, disse o morador da região. “Com o viaduto, o trânsito de cerca de 30 minutos para passar por esse trecho será reduzido a cerca de cinco minutos, facilmente”, concluiu.

Tráfego intenso
O empreendimento fica localizado em um dos pontos mais críticos do tráfego de Teresina, sobre a rótula da Avenida dos Expedicionários, e será fundamental para melhorar a trafegabilidade, reduzir sinistros de trânsito e congestionamentos na região. As pistas abertas para o tráfego estão devidamente sinalizadas e com iluminação.

O viaduto do Mercado do Peixe é apenas o primeiro de seis travessias do mesmo tipo que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará na BR-343/PI, dentro do Contorno Rodoviário de Teresina. Os demais empreendimentos serão licitados ainda em 2023. Também participaram da solenidade o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e o superintendente regional do DNIT no Piauí, José Ribamar Bastos.

Duplicação
Na BR-316/PI, foram entregues à população 18,4 quilômetros de duplicação no trecho que liga Teresina à Demerval Lobão, do quilômetro 15,35 ao 33,75, possíveis com investimento de aproximadamente R$ 65 milhões, previstos como prioridade do Novo PAC no estado. Dessa extensão, 10 quilômetros já haviam sido concluídos.

Importante rodovia diagonal, a BR-316 começa no Pará, ligando Belém (PA) ao litoral de Alagoas, passando por Maranhão, Piauí e Pernambuco. No Piauí, esta rodovia cruza a região urbana de Teresina, trecho da rodovia que serve como rota para o escoamento da produção agrícola da região, conhecida como Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, em direção, principalmente, ao porto de Itaqui (MA).

“Teresina era a única capital do país que não tinha seus acessos duplicados. Com esse empreendimento, ela passa a ter, o que marca uma nova etapa da vida dos piauienses”, reforçou o ministro Renan Filho. A estimativa é que mais de 1 milhão de pessoas na Região Metropolitana de Teresina sejam beneficiadas diretamente com a medida.

Serviços executados
• Retornos em nível, pistas marginais nas travessias urbanas;
• Construção de uma ponte sobre o Riacho Marimbas e alargamento e restauração da ponte existente;
• Drenagem, paisagismo e proteção ambiental, sinalização horizontal e vertical e implantação de dispositivos de segurança.

O empreendimento será totalmente finalizado em dezembro, com as melhorias na Travessia de Demerval Lobão, totalizando 20,1 quilômetros duplicados.

Reforço e Novo PAC
A duplicação da BR-316/PI está entre os destaques dos projetos de infraestrutura terrestre previstos no Novo PAC do Governo Federal para o estado. Serão 16 projetos, sendo cinco de construção e outras cinco de duplicação de trechos rodoviários. O programa prevê ainda investimentos na obra da Transnordestina e três estudos de novas concessões ferroviárias.

• Serão R$ 4,8 bilhões investidos no estado até 2026 - sendo R$ 2,6 bilhões para ferrovias e R$ 2,2 bilhões para rodovias.
• O Nordeste como um todo contará com R$ 49,1 bilhões em investimentos públicos e privados.

Até dezembro, o orçamento previsto para manutenção, construção e adequação de rodovias no Piauí é de cerca de R$ 668 milhões. O montante é 5,5 vezes maior do que o que foi pago em 2022, na gestão anterior.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: PiauiMercado do PeixeBR-316/PIRenan FilhoTeresinaInfraestruturaPiauí

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