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Com retomada de obras e concessões, Governo Federal trabalha para equilibrar matriz de transportes

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, ministro da Infraestrutura destacou continuidade de empreendimentos já iniciados como forma de prestação de contas aos cidadãos
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Publicado em 29/07/2021 14h13 Atualizado em 31/10/2022 14h30

Ao retomar obras paradas e investir na concessão de empreendimentos à iniciativa privada, o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, trabalha para equilibrar a matriz de transportes brasileira e, ao mesmo tempo, presta contas aos cidadãos do país. A avaliação, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ocorreu nesta quinta-feira (29), em entrevista ao vivo na Rádio Jovem Pan.

“Uma obra parada ou inacabada não gera taxa de retorno ou retorno social. (...) Como não vamos terminar uma obra que outro governo começou? Esse é o grande mérito deste governo, que não descontinuou nenhum projeto, manteve equipes que estavam engajadas em projetos de outros governos e manteve o portifólio”, afirmou, destacando que projetos de infraestrutura devem ser pensados no longo prazo.  

Exemplos recentes foram a entrega de 102 quilômetros pavimentados da Transamazônica, que teve as obras retomadas em 2019 pelo governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, e a indicação como prioridade investimentos nas pontes do Rio dos Sinos (RS), na BR-135/BA e no fortalecimento do transporte ferroviário, por exemplo.

“Tudo que nós estamos fazendo hoje é para termos uma matriz de transportes muito mais equilibrada daqui há 15 anos. Então, a descontinuidade é o principal risco da política pública”, ressaltou o ministro. O projeto da Ferrogrão, acrescentou Tarcísio, é o governo “pensando 10 anos na frente”.

VIA DUTRA – Aprovado nesta quarta-feira (28) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto de concessão das rodovias Dutra e Rio-Santos prevê investimento de R$ 14,8 bilhões durante a duração do contrato. Ele lembrou que, após o leilão e a assinatura de contrato, a concessionária faz serviços iniciais como a recuperação da rodovia, da sinalização e te todo sistema rodoviário.

“São Paulo já tem uma infraestrutura de excelente nível e que já está, em sua maioria, concedida para a iniciativa privada.  Nós temos intervenções muito importantes acontecendo no estado e, como disse, infraestrutura se pensa com prazo”, disse. 

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

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