Perguntas Frequentes

Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pelo Museu do Índio ou sobre as ações no âmbito de sua competência.

Perguntas e respostas frequentes

O Museu do Índio está aberto à visitação do público?

O Museu está temporariamente fechado ao público externo em virtude da realização de obras de segurança. Ainda não há previsão para a reabertura dos espaços de visitação da instituição.

 

Por que o Museu do Índio está fechado?

Para obter o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Museu do Índio deve concluir uma série de obras e reformas necessárias à adequação das instalações da instituição às normas de segurança e prevenção de incêndios.

 

Posso visitar os jardins do Museu do Índio?

Os jardins poderão ser visitados assim que o Museu reabrir para o público.

 

Estou fazendo uma pesquisa e preciso consultar o acervo do Museu do Índio, como devo fazer?

A museologia e o arquivo estão atendendo às demandas dos pesquisadores por e-mail ou telefone. Os acervos do Museu do Índio estão disponíveis para consulta através das bases de dados virtuais da instituição. Para solicitações de acesso ou reprodução do acervo, escreva para referencia.documental@museudoindio.gov.br.

 

Posso visitar a Biblioteca do Museu do Índio?

A Biblioteca Marechal Rondon não está aberta para uso como espaço de leitura. O atendimento a pesquisadores e outros usuários tem sido realizado remotamente. Para atendimentos ou maiores informações, escreva para nuic@museudoindio.gov.br.

 

Posso comprar as publicações do Museu do Índio?

Nossas publicações são distribuídas para bibliotecas e instituições de ensino e pesquisa. Parte das publicações do Museu do Índio podem ser acessadas por meio da Biblioteca Virtual. 

 

Sou Professor(a) e quero trazer meus alunos ao Museu, como devo fazer?

Assim que o Museu do Índio reabrir ao público, será possível realizar o agendamento de visitas para grupos escolares às exposições e atividades culturais. Para maiores informações, escreva para nuap@museudoindio.gov.br.

 

Além das visitas, Museu do Índio oferece mais alguma atividade educativa?

O Museu do Índio tem atividades direcionadas ao público escolar através do empréstimo de kits pedagógicos para uso em sala de aula, exposições itinerantes e do projeto "Museu do Índio vai à escola". Para maiores informações, escreva para nuproc@museudoindio.gov.br.

 

Sou fornecedor do Museu do Índio, a quem devo procurar?

Entre em contato com o Serviço de Logística por meio do e-mail logistica@museudoindio.gov.br

 

Quero mais informações, com quem eu devo falar?

Caso a sua pergunta não tenha sido respondida, entre em contato com o Serviço de Gabinete do Museu do Índio por meio do e-mail comunicacao@museudoindio.gov.br.

 

 

Para dúvidas relacionadas à execução política indigenista do Estado brasileiro e aos direitos indígenas, acesse o perguntas e respostas disponível na página da Fundação Nacional do Índio: Perguntas Frequentes