Notícias
Pesquisadora PCI do INSA/MCTI tem projeto aprovado para participação no Programa Futuras Cientistas
O programa visa contribuir para a promoção da equidade de gênero no campo científico e profissional - Foto: Iury Sarmento
A Médica Veterinária e Pesquisadora PCI do Núcleo de Produção Animal do Instituto Nacional do Semiárido, Taile Katiele Souza, teve projeto aprovado por meio do Edital CETENE 01/2025, para participação na Imersão Científica 2026 do Programa Futuras Cientistas.
O projeto “Do Campo ao Laboratório: futuras cientistas investigando doenças de ruminantes no semiárido”, alia práticas de campo e diagnóstico laboratorial na busca por soluções sustentáveis adaptadas aos sistemas produtivos locais, integrando saúde animal, ambiental e humana.
A imersão será realizada no INSA/MCTI de 05 a 30 de janeiro de 2026 e terá duração de quatro semanas, com carga horária de 80h. O programa Futuras Cientistas é promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), visando aproximar alunas e professoras da rede pública de ensino das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), contribuindo para a promoção da equidade de gênero no campo científico e profissional.
Por meio do aprendizado teórico e prático, elas serão capacitadas a atuar como multiplicadoras de conhecimento em suas comunidades, promovendo a conscientização sanitária e reforçando o protagonismo feminino na ciência e na pecuária sustentável.