Notícias
INSA/MCTI participou da programação da I Jabre Expomel
Evento teve palestras com temáticas diversas, como a importância da criação de uma Rota do Mel, melhoramento genético de abelhas e outras - Foto: Divulgação/INSA
Entre os dias 24 e 25 de abril o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) participou da programação da I Jabre Expomel, que reuniu especialistas, produtores apícolas e meliponícolas da região do Cariri Paraibano, no município de Maturéia. A pesquisadora da área de Agroindústria Dra. Maristela Santana e a pesquisadora PCI Msc. Maria Luíza Cavalcanti, do núcleo de Popularização da Ciência, participaram da programação.
O evento contou com palestras de temáticas diversas, como a importância da criação de uma Rota do Mel, do melhoramento genético de abelhas, desafios, potencialidades e expectativas para o futuro sustentável da produção, além da fundação do Polo de Mel da Paraíba.
Entre os palestrantes, a Dra. Adriana Evangelista (CCA-UFPB) falou sobre a importância da instalação da Rota das Abelhas para a visibilidade e educação ambiental, comentando sobre a experiência no município de Areia, no brejo paraibano. O Sr. Samuel Meneses de Castro, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, apresentou oficina sobre o Diagnóstico e Planejamento para Implantação da Rota do Mel, ressaltando a questão ambiental, social e econômica da atividade apícola. Já a Dra. Katia Gramacho, da UFERSA, falou sobre os desafios, potencialidades e lições para um futuro sustentável; e a Profa. Dra. Fabiana Costa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, apresentou informações sobre o melhoramento genético das abelhas.
A importância do mel, do própolis e da geleia real vai além da renda gerada para o homem do campo, passando pela sua função medicinal e alimentar devido ao seu alto valor nutricional e propriedades terapêuticas. Embora ainda pouco consumido no Brasil, possui propriedades funcionais importantes para o organismo, como vitaminas, fibras, proteínas e aminoácidos. É ainda encontrado em produtos como bebidas (hidromel), sabonetes, shampoos e cremes para a pele, entre outros.
