Notícias
INSA/MCTI participa do 6º Encontro de Caprinocultores do Território do Curimataú em Barra de Santa Rosa (PB)
O ECTC é considerado o maior evento do arranjo produtivo da caprinocultura e trouxe uma programação com várias oportunidades de negócios. - Foto: Agência Xique-Xique
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) participou como parceiro na 6ª edição do Encontro de Caprinocultores do Território do Curimataú - ECTC. O evento ocorreu no município de Barra de Santa Rosa (PB), entre os dias 24 e 27 de julho de 2025, promovido pela Agência Xique Xique. Considerado o maior do arranjo produtivo da caprinocultura na região, o evento movimentou o município com oportunidades de negócios e com uma programação técnica para os participantes.
Representando o INSA/MCTI estavam o pesquisador da área de Produção Animal Dr. Geovergue Medeiros, que participou de uma mesa redonda sobre “Oportunidades de uso do algodão na alimentação de pequenos ruminantes”, e os pesquisadores PCI Dra. Chrislanne Carvalho e Dr. Leopoldo Mayer, que participaram da exposição no estande do INSA.
O evento promoveu a exibição de diferentes raças de caprinos, todos manejados e acompanhados por médicos veterinários, pesquisadores e zootecnistas. Houve também espaço para o comércio de produtos da agricultura familiar, artesanato e comidas típicas como: feijão, queijos, doces, bolos, mel, legumes, frutas e hortaliças.

- O evento também promoveu a comercialização de produtos da agricultura familiar, em parceria com o Sebrae. Fotos: Agência Xique Xique e Chrislanne Carvalho
Apresentações culturais e shows também fizeram parte do encontro. A diretora presidente da Agência Xique Xique, Maria José Sousa Silva, reforçou o convite para a próxima edição: “O 6º ECTC demonstrou a força da caprinocultura e o potencial do Curimataú. Estamos prontos para realizar um 7º encontro ainda maior.” - concluiu a diretora.
O 6º ECTC foi prestigiado e celebrado por autoridades e toda população consolidando-se como espaço de integração, capacitação e geração de renda para agricultores familiares.
Com informações Agência Xique Xique.