Notícias
INSA/MCTI, MIDR e pesquisadores da UFRPE realizam visita técnica em unidades do SARA em Pernambuco
A visita técnica é importante para avaliar os resultados e ouvir os agricultores sobre benefícios do projeto SARA. - Foto: Divulgação/INSA
No dia 20 de Maio o diretor do INSA/MCTI Dr. Etham Barbosa, a Coordenadora de Pesquisa em nomeação Dr. Dilma Trovão, a Tecnologista Jucilene Araújo e equipe de pesquisadores, o professor Abelardo Montenegro e equipe da UFRPE, junto com a comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, participaram de uma visita técnica de avaliação do projeto “Saneamento rural sustentável: alternativa para convivência com o Semiárido” desenvolvido através da parceria INSA/MIDR/IICA, onde foi implantada a tecnologia SARA em 8 estados do Semiárido.
As visitas aconteceram na unidade instalada na residência de José Fernando de Souza no município de Sanharó - PE, e de Josenildo José da Silva, em Pesqueira - PE. A tecnologia de Saneamento Ambiental e Reuso de Água realiza um enorme benefício para os dois agricultores contemplados com o projeto.
O senhor Fernando relatou que eram desperdiçados mais de 14 mil litros de água por mês, e com a instalação do SARA tudo mudou. O agricultor destacou que antes do projeto, no segundo semestre do ano, tinha que vender mais de 50% dos seus animais em função da estiagem. Ainda relatou que sua lavoura não crescia, o que resultava em pouca ração pros animais. Com a reutilização da água tratada para a irrigação das plantas, o Sr. Fernando consegue garantir a ração dos animais por mais tempo, diminuindo completamente a chance de se desfazer dos animais.
A segunda visita foi na unidade do senhor Josenildo José, mais um dos beneficiados com o sistema SARA. O agricultor utiliza a água tratada pela tecnologia SARA para irrigar, via gotejamento, a palma forrageira, que é utilizada como ração para os animais.

- A visita fez parte de um conjunto de ações realizadas pelo MIDR em visita oficial ao INSA, dos dias 19 a 22 de maio. Divulgação/INSA
A visita fez parte de um conjunto de ações realizadas pelo MIDR em visita oficial ao INSA, dos dias 19 a 22 de maio. Pelo MIDR, acompanharam as visitas a senhora Rose Pondé, Coordenadora-geral de Instrumentos da Política Nacional de Irrigação, e José Dias, Engenheiro Agrônomo e Analista de Infraestrutura.
A visita técnica é um momento importante para avaliar os resultados do projeto dentro de cada unidade, ouvir os agricultores sobre os benefícios e o que mudou depois da implementação da tecnologia em seus territórios. O projeto SARA vem ajudando a agricultura familiar exponencialmente, transformando vidas e melhorando a qualidade de vida dos agricultores do Semiárido.