Notícias
INSA/MCTI apoia lançamento de revista em quadrinhos sobre a origem da Caatinga
A obra de ficção é resultado de dois projetos de Extensão da UFPB - Foto: Katiúcia Beserra
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) apoiou a publicação da obra "Janelas do passado", uma história em quadrinhos sobre a origem da Caatinga de iniciativa do curso de Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A obra de ficção foi coordenada pelo Prof. Bartolomeu Israel de Souza, como resultado de dois projetos de Extensão da UFPB, envolvendo direta e indiretamente alunos de graduação e pós graduação em Geografia, além de pesquisadores parceiros de outras universidades, movidos pela paixão e preocupação com a Caatinga.
A linguagem utilizada é acessível, abordando temas que vão do uso de tecnologias ainda não existentes às análises de laboratório das mais avançadas atualmente para a compreensão das dinâmicas e datação do passado distante de algumas paisagens, como os fitólitos e Carbono 14. Tudo isso com base em diversas pesquisas feitas na Caatinga, descritas em diálogos que utilizam uma linguagem voltada ao público jovem, especialmente da região Nordeste do Brasil, recheada de dizeres locais, na intenção de absorver o leitor também pelo lado cultural.
O trabalho pretende levar aos leitores informações científicas do passado geológico desse ecossistema, além de propor uma reflexão sobre as questões ambientais que têm atingido a Caatinga, estimulando a defesa e adoção de práticas de melhorias no processo de gestão dessas terras.
A revista "Janelas do passado" pode ser acessada e baixada no link.