Notícias
INSA e IPC-Campina Grande firmam parceria para uso de tecnologias nas ciências forenses da Paraíba
Parceria visa contribuir na elucidação de dúvidas relacionadas a crimes na Paraíba - Foto: Iury Sarmento
Na manhã desta quinta-feira (11), os Drs. Erick Xavier e Marina Vilar, do Núcleo Forense do IPC-Campina Grande-PB, estiveram no INSA para alinhar, junto à Coordenadora de Administração Jacqueline Mendes e à Coordenadora de Pesquisa Dilma Trovão, detalhes fundamentais de uma parceria que já começa a impactar positivamente a elucidação de dúvidas relacionadas a crimes na Paraíba.
A importância dessa colaboração se destaca pelo acesso do IPC a equipamentos de alta tecnologia presentes no INSA, como o microscópio eletrônico de varredura e espectrofotômetros, instrumentos essenciais para análises detalhadas de vestígios e identificação de substâncias químicas, mas que dificilmente podem ser encontrados juntos em outros órgãos da região.
Essa infraestrutura avançada potencializa a precisão e a eficácia das investigações criminais, tornando possível a resolução de casos complexos e a produção de respostas mais rápidas e confiáveis para a sociedade.
O INSA reafirma seu compromisso em ampliar parcerias com todas as polícias científicas do semiárido e até ultrapassar essas fronteiras, reconhecendo que a integração entre instituições de pesquisa e órgãos de investigação é fundamental para o avanço das ciências forenses e para a promoção da justiça.