Notícias
Governo Federal reforça ações contra desertificação no Semiárido brasileiro
Programação em Brasília debate os principais desafios enfrentados pelo único bioma exclusivamente brasileiro - Foto: MMA
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realiza, entre os dias 28 e 30 de abril, em Brasília (DF), um seminário e uma reunião nacional voltados para os impactos das mudanças climáticas na Caatinga e o avanço da desertificação no Semiárido brasileiro.
O seminário, ocorrido no dia 28, no auditório do IBAMA, reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os principais desafios enfrentados pelo único bioma exclusivamente brasileiro diante das mudanças climáticas e da degradação dos solos.
Nos dias 29 e 30, foi realizada a Reunião Ordinária de Instalação da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), no auditório do PrevFogo/IBAMA. O encontro marcou a retomada das ações da Comissão, com apresentação dos membros, balanço de políticas públicas, aprovação do regimento interno, definição de grupos de trabalho e calendário de reuniões.

- O encontro marcou a retomada das ações da Comissão, com apresentação dos membros, balanço de políticas públicas, aprovação do regimento interno, definição de grupos de trabalho e calendário de reuniões (Fotos: Divulgação/INSA)
Paralelamente, o MMA publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria GM/MMA nº 248, de 13 de março de 2025, designando novos representantes para compor a CNCD. Foram nomeados representando o INSA/MCTI José Etham de Lucena Barbosa, Diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), como titular, e Dilma Maria de Brito Melo Trovão, Coordenadora de Pesquisa do Instituto, como suplente. A portaria também designa Aldrin Martin Pérez Marin, Tecnologista do Instituto como representante brasileiro de ciência e tecnologia junto à Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD).

- Agenda desses dias reforça o compromisso do Governo Federal com a sustentabilidade e a adaptação às mudanças climáticas no Semiárido (Fotos: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima)
A CNCD é o principal órgão de articulação das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da desertificação e à promoção do desenvolvimento sustentável no Semiárido brasileiro.
O evento reforça o compromisso do Governo Federal com a sustentabilidade e a adaptação às mudanças climáticas no Semiárido.