Notícias
Dia de Campo no INSA/MCTI recebeu agricultores familiares de Soledade (PB)
Equipe do INSA/MCTI com agricultores familiares de Soledade e equipe técnica ao final da programação - Foto: Victor Lima
No último dia 29 de abril, SOS Sertão e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) promoveram o primeiro Dia de Campo de um circuito de ações de capacitação com agricultores e agricultoras familiares. Na Estação Experimental Ignácio Salcedo participaram do primeiro evento produtores do município de Soledade (PB), das comunidades de Barrocas, Caiçara, Cardeiro e José Nunes, beneficiários do Projeto ATER Bem Viver Semiárido.
A atividade faz parte da ATER Bem Viver Semiárido, estratégia de assistência técnica à produção animal da agricultura familiar implementada pela ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O objetivo central do encontro foi levar inovações científicas com soluções reais a partir dos resultados de pesquisas em que o INSA se tornou um centro de referência em ciência e tecnologia para o Semiárido.
A equipe de produção animal do INSA, liderada pelo Dr. Geovergue Medeiros, abordou temas como a criação animal no Semiárido, alimentação alternativa, sanidade dos animais com enfoque na prevenção e reprodução para melhoria da qualidade genética dos rebanhos, dentre outros. Os temas foram apresentados em palestras dos pesquisadores PCI Chrislanne Carvalho, Jorge Luiz, Leopoldo Mayer, Pedro Cairo e Taile Katiele.
Entre os participantes, o Secretário Executivo da Agricultura Familiar da Paraíba, Bivar de Sousa Duda, ressaltou que "para os agricultores familiares do estado é de grande importância ter esse conhecimento, ter essa capacitação e participar desses projetos de produção animal para melhorar o seu rebanho, melhorar a condição financeira... E nós, como Governo do Estado, somos parceiros nesse projeto."

- A participação de todos garantiu o sucesso do evento e foram confirmadas outras edições em breve (Fotos: Victor Lima)
A equipe da ATER Bem Viver Semiárido foi composta por Edvânia Lopes - Agente de ATER responsável por Remígio e Arara; Eronildo Alves - Agente de ATER responsável por Barra de Santa Rosa, Damião e Cuité; Geilza Santos - Agente de ATER Social responsável pela assistência técnica e administrativa do projeto; Sharle Luiz - Agente de ATER responsável por Remígio e Algodão de Jandira; Silvana Meira - Agente de ATER responsável por Soledade; Thamillys Nascimento - Agente de ATER responsável por Barra de Santa Rosa, Damião e Cuité; e finalmente Valdivan Rosendo - Coordenador técnico do projeto.
A parceria prevê programações futuras envolvendo agricultores de outros municípios paraibanos, além de mobilizar e apresentar mais da expertise do INSA às comunidades.
