CAPACITAÇÃO

Curso da Fundacentro aborda conceitos e princípios básicos de Higiene Ocupacional

Reconhecer riscos ambientais, características de cada um e identificar formas de prevenção é fundamental para garantir locais de trabalho mais seguros e saudáveis

Publicado em 02/06/2026 20:56Modificado em 03/07/2026 19:06
Compartilhe:
Card de divulgação do curso
Para todos verem: Imagem com fundo verde claro. Informações textuais em tons de verde mais escuro. No topo, alinhado à esquerda, título do curso, “Curso de Introdução à Higiene Ocupacional”. Abaixo, informações de data, horário, formas de participação. No canto superior direito, informação de gratuidade. No rodapé, logomarca da Fundacentro com selo de 60 anos da instituição.

A Fundacentro oferece mais uma edição do curso “Introdução à Higiene Ocupacional”, que ocorre nos dias 06 e 07 de julho, das 14h às 18h, no auditório da instituição em São Paulo/SP. Também é ofertado na modalidade EaD pelo Moodle. Os interessados devem observar as condições específicas de cada modalidade e as diferentes datas e formas de inscrições.

Riscos químicos, físicos e biológicos estão presentes em inúmeras atividades econômicas e afetam direta ou indiretamente diferentes categorias de trabalhadores. Saber reconhecer os riscos, as características de cada um e identificar as formas de prevenção é fundamental para garantir aos trabalhadores ambientes mais seguros e saudáveis. Por isso, o conteúdo aborda conceitos e princípios básicos de Higiene Ocupacional para identificar, avaliar e controlar agentes ambientais.

O curso coordenado pela Diretoria de Conhecimento e Tecnologia é direcionado a profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), representantes sindicais, trabalhadores, estudantes saibam reconhecer os riscos. É aberto também a todos os interessados pelo tema.

Inscrições e formas de participação

Na modalidade presencial, o curso será no auditório da Fundacentro, localizado à rua Capote Valente, 710, no bairro de Pinheiros, em São Paulo/SP. O formulário de inscrições fica disponível até 10h do dia 06 de julho de 2026.

Na modalidade EaD via Moodle, as inscrições são até 22 de julho de 2026 diretamente na plataforma, onde também acontecerão as aulas e avaliações.

Certificados

Para receber o certificado, o participante da modalidade presencial deve ter 100% de presença, mediante assinatura da lista disponível na recepção.

Participantes no Moodle não precisam registrar presença nas aulas, mas precisam finalizar a avaliação até 22 de julho de 2026. Alcançando nota mínima de 60 pontos, recebem o certificado, que é enviado automaticamente para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

programação

06 de julho

14h – Abertura

14h10 – Histórico e fundamentos da Higiene Ocupacional – Walter dos Reis Pedreira Filho, pesquisador da Fundacentro

16h15 – Avaliação e controle da exposição a agentes químicos – Patrícia Moura Dias, tecnologista da Fundacentro

07 de julho

14h – Avaliação e controle da exposição a agentes biológicos – Maria de Fátima Torres Faria Viegas, tecnologista da Fundacentro

16h15 – Avaliação e controle da exposição a agentes físicos - Flavio Bentes, tecnologista da Fundacentro

17h30 – Debate

serviço

Curso: Introdução à Higiene Ocupacional

Quando: 06 e 07 de julho de 2026

Horário: 14h às 18h

Onde:

  • Auditório da Fundacentro, situado à Rua Capote Valente, 710, Pinheiros, São Paulo/SP. A instituição está entre as estações Sumaré e Clínicas da linha verde do metrô e não dispõe de estacionamento para alunos.

Inscrições:

  • Presencial: até 10h do dia 06/07/2026, por meio de formulário no Google Forms.

Dúvidas: acesse a página "Dúvidas Frequentes Sobre Cursos": https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/centrais-de-conteudo/cursos-e-eventos/duvidas-frequentes-sobre-cursos

Texto:

Karina Penariol Sanches

Categorias
Trabalho, Emprego e Previdência > Trabalho e Emprego > Saúde e Segurança no Trabalho
Compartilhe: