Notícias
Nota de pesar - Francisco Teodoro Silva Martins
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) comunica com profundo pesar o falecimento de Francisco Teodoro Silva Martins, aos 64 anos, por complicações no seu quadro de saúde. Servidor da Funai há 39 anos, Francisco estava lotado na Coordenação Técnica Local (CTL) Parintins (AM). O falecimento ocorreu no dia 18 de janeiro no hospital Jofre Cohen, em Parintins.
Nascido na região do Alto Rio Negro, o servidor pertencia ao povo indígena Yeba Mashã (autodenominação do povo Tucano). Mas foi em Parintins, na Ilha dos Tupinambarana, que atuou por 39 anos como servidor da Funai, principalmente atendendo aos povos Hixkaryana e Saterê-Mawé, ambos da região cultural do Médio Amazonas.
Segundo relatos dos colegas de trabalho, Francisco não media esforços para estar presente nas comunidades, mesmo em condições adversas, por entender que, como servidor da Funai e como indígena, deveria fazer todo o possível pela causa. Ele também atuou como chefe da CLT Manicoré (AM), atendendo indígenas do povo Mura, na região do Rio Madeira.
Na CLT Parintins, o servidor estava auxiliando os Saterê-Mawé a acessarem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A Funai se solidariza e presta condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Francisco Teodoro pela perda.
Assessoria de Comunicação/Funai