Notícias
Nota de pesar - Elídio Tsorone e Mre Gavião
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) lamenta profundamente o falecimento de Elídio Tsorone, coordenador regional do órgão na unidade localizada em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso; e do comunicador indígena Mre Gavião, ambos ocorridos neste final de semana.
Liderança do Povo Xavante, Elídio tomou posse como coordenador regional da Funai em maio de 2023 e desenvolvia um trabalho fundamental ao lado dos povos indígenas da região. Era filho do Cacique Damião, importante liderança indígena do Mato Grosso. Graduado em Licenciatura para Formação de Professores Indígenas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), tinha ampla experiência em gestão pública para os povos indígenas, elaboração de políticas educacionais e implementação de programas de educação e saúde em comunidades originárias, desenvolvendo projetos de educação em aldeias há cerca de 7 anos.
Mre Gavião atuava como fotógrafo no Ministério dos Povos Indígenas (MPI), em Brasília, e contribuiu com a Funai em importantes registros das atividades da presidência e demais setores do órgão. Através de suas imagens, inspirou jovens indígenas e eternizou momentos relevantes de luta, de reivindicação e de proteção dos povos em todo o país. Nascido em Bom Jesus do Tocantins, no Pará, representava com orgulho a aldeia Krijoherê e o povo Gavião.
Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade indígena. Que as memórias e ensinamentos de ambos continuem inspirando as futuras gerações.
Assessoria de Comunicação/Funai