Notícias
Inscrições para contratar especialistas para o Museu Nacional dos Povos Indígenas vão até 30 de dezembro
Foto: João Claudio/MNPI
Estão abertas até o dia 30 de dezembro as inscrições para a contratação de consultorias técnicas especializadas para o Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI), órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). São 14 vagas discriminadas em oito editais lançados em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (Unesco).
As oportunidades estão distribuídas em áreas fundamentais para a preservação do patrimônio indígena, incluindo uma vaga para salvaguarda e divulgação de línguas indígenas, uma vaga para documentação de línguas em repositório digital e três vagas destinadas especificamente à pesquisa e documentação linguística.
O processo seletivo também busca três consultores para pesquisa e divulgação de acervos documentais, dois especialistas em tratamento técnico de acervos e três profissionais para a gestão científica de acervos digitais indígenas, além de uma vaga focada na avaliação institucional de cooperação técnica internacional.
O objetivo é promover a salvaguarda e a difusão do patrimônio cultural indígena, fortalecer a gestão de dados e a valorizar as línguas e acervos no âmbito da cooperação técnica entre as instituições. Os interessados devem acessar os editais na página da Unesco, para conferir os requisitos de cada cargo e realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido.
A iniciativa representa um passo significativo na consolidação de repositórios digitais e na pesquisa especializada necessária para a proteção da memória e dos direitos culturais dos povos indígenas no Brasil.
Cooperação Internacional
A Unesco e a Funai têm uma proposta de cooperação internacional em andamento focada no fortalecimento do MNPI. A Unesco, inclusive, já teve consultorias para a construção do primeiro Plano Museológico do MNPI.
O trabalho conjunto visa apoiar a criação e implementação de políticas públicas que protejam, promovam e valorizem a identidade cultural, os conhecimentos e o patrimônio dos povos indígenas, alinhado às diretrizes internacionais da Unesco.
Coordenação de Comunicação Social/Funai