Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Fundação Nacional dos Povos Indígenas
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Atuação
    • Povos Indígenas
      • Quem São
      • Cidadania
      • Direitos Sociais
      • O Brasil Indígena (IBGE)
      • Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato
    • Terras Indígenas
      • Proteção Territorial
      • Demarcação
      • Pré-Requerimento Eletrônico
      • Ingresso em Terra Indígena
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Terras Indígenas: Dados Geoespaciais e Mapas
      • Geoserver
      • Metadados das Terras Indígenas
    • Meio Ambiente
      • Etnodesenvolvimento
      • Gestão Ambiental
      • Licenciamento Ambiental
      • Cooperações Internacionais
    • Proteção aos Yanomami
    • Seguridade Social
    • Combate à desinformação
    • Concurso Público Nacional Unificado
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022-02
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
      • 2011
      • 2010
      • 2009
    • Biblioteca
  • Acesso à Informação
    • Acordos de Cooperação (ACs) e Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)
    • Ações e Programas
      • Instrumentos de Gestão Estratégica
      • Planejamento
      • Monitoramento
      • Gestão à Vista
      • Avaliação de Desempenho
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT
      • Renúncias de Receitas
      • Programa de Gestão e Desempenho - PGD
    • Agenda de Autoridades
      • Agenda da Presidenta
      • Agenda da Diretora de Administração e Gestão
      • Agenda da Diretora de Proteção Territorial
      • Agenda da Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável
    • Auditoria
      • Auditoria Anual de Contas
      • Plano e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna
      • Relatório de Auditoria - Audin/Funai
      • Estatuto da Auditoria Interna da Funai
      • Planejamento Estratégico Institucional da Auditoria Interna - 2023/2025
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna - PGMQ
    • Arquivo, documentação e pesquisa
    • Carta de Serviços da Funai
    • Chamadas Públicas
      • Oportunidades - Público Externo
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (em andamento)
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (concluída)
      • Projeto Assistência Técnica para o Fortalecimento da Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas
      • Programa EUROCLIMA
      • Oportunidades - Estágio Remunerado na Funai
      • Credenciamento de Consultorias Socioeconômicas
    • Convênios e Transferências
    • Corregedoria
      • Conheça a Corregedoria
      • Editais
      • Transparência Ativa
      • Governança e Relacionamento Organizacional
      • Links Úteis
      • Fale com a Corregedoria
      • Certidão Negativa
    • Governança
      • Diretoria Colegiada - DIRCOL
      • Comitê Interno de Governança - CIG
      • Comitê de Planejamento, Monitoramento e Avaliação - CPMA
      • Comitê de Supervisão de Riscos e Controles Internos - CCI
      • Comitê Executivo do Programa de Integridade - CEPI
      • Comitê Técnico Digital - CTD
    • Dados Abertos
    • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Organograma
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de funcionamento
      • A Funai
      • Unidades da Funai pelo Brasil
      • Reestruturação
    • Legislação
      • Legislação Fundamental
      • Organização da União
      • Administração e Gestão
      • Ordenamento Territorial
      • Demarcação
      • Defesa
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Meio Ambiente
      • Pesquisa
      • Cultura
      • Cidadania
      • Educação
      • Seguridade Social
      • Etnodesenvolvimento
    • Outros assuntos
      • Tecnologia da Informação
    • Parcerias
    • Participação Social
      • Comitês Regionais
      • Denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios
    • Perguntas Frequentes
    • Privacidade e Proteção de Dados
      • Encarregado de Dados Pessoais da Funai
      • Relatório TCU - Ofício 0175/2022-TCU/Sefti
    • Receitas e Despesas
    • Servidores e colaboradores
      • Servidores Efetivos
      • Colaboradores Terceirizados
      • Estágio Remunerado na Funai
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatório de Gestão
      • Painel Interativo
    • Serviço de Informações ao Cidadão - SIC
      • Conheça o SIC da Funai
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
      • Como fazer um pedido
      • Relatórios estatísticos do SIC
      • Normas e Regulamentações
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
    • Licitações e Contratos
      • Contratos Administrativos
      • Licitações
      • Plano de Contratações Anual - PCA
      • Portarias e Manuais
  • Acesso Restrito
    • Intranet
    • Webmail
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Identidade Institucional da Funai
      • Boletins de Serviço
      • Livros e Cartilhas
      • Publicações Projeto Editorial
      • Transparência
      • Publicações de TI
      • Publicações Projeto GATI
      • Publicações CGIIRC
      • Atos Demarcatórios
      • Portarias
      • Publicações Dages
      • Atos Normativos
    • Imagens
    • Vídeos
    • Áudio
    • Uso da Marca
      • Marca do Governo Federal
      • Marca do Governo Federal
      • Guias e Manuais
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
      • Conselhos de Usuários de Serviços Públicos
      • Ouvidoria Comunica
      • Ouvidoria Comunica
      • Publicações
      • Publicações
      • Relatórios
      • Relatórios
      • Relatórios de Ouvidoria
    • SEI
      • SEI!
      • Consulte o Seu Processo
    • Imprensa
    • Protocolo Digital
  • Funai na COP30
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 Funai reforça a importância da educação escolar indígena como ferramenta no enfrentamento à emergência climática
Info

Notícias

Funai reforça a importância da educação escolar indígena como ferramenta no enfrentamento à emergência climática

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 12/11/2025 17h12 Atualizado em 12/11/2025 17h13
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (5).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (3).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (7).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (9).JPG
Joenia Wapichana: 'Seja no fortalecimento da cultura indígena ou na demarcação territorial, a educação escolar sempre foi importante para as discussões e tomadas de decisões dentro dos territórios e para os povos indígenas' | Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (10).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (11).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (12).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (16).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (18).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (26).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (28).JPG
Foto: Mayra Wapichana/Funai
COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (36).JPG
Lucia Alberta: 'Esse fórum é para marcar a presença das professoras, dos professores e dos estudantes indígenas, além das organizações e instituições que lutam por uma educação indígena de qualidade' | Foto: Mayra Wapichana/Funai

A educação como ferramenta de defesa dos povos indígenas, de proteção do planeta e no enfrentamento da mudança climática foi assunto principal da abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena na COP 30. O evento aconteceu nesta quarta-feira (12) no Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém (PA), e é realizado pelo Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (Fneei), com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A presidenta da autarquia indigenista, Joenia Wapichana, afirmou que a educação escolar indígena sempre teve um importante papel para a defesa dos povos indígenas.

COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (9).JPG
Joenia Wapichana: 'Seja no fortalecimento da cultura indígena ou na demarcação territorial, a educação escolar sempre foi importante para as discussões e tomadas de decisões dentro dos territórios e para os povos indígenas' | Foto: Mayra Wapichana/Funai

“Seja no fortalecimento da cultura indígena ou na demarcação territorial, a educação escolar sempre foi importante para as discussões e tomadas de decisões dentro dos territórios e para os povos indígenas. É uma educação específica e diferenciada, que respeita as formas de pensar, se organizar e viver dos indígenas. Por isso, se faz necessária a presença desse encontro e do movimento escolar indígena durante a COP 30, fortalecendo a presença e a luta dos povos também na pauta climática”, disse a presidenta.

A diretora de Gestão Ambiental e Territorial, Lucia Alberta Baré, que acompanha o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena como coordenadora-executiva, reforçou que o enfrentamento da mudança climática também começa na educação escolar indígena.

“Esse fórum é para marcar a presença das professoras, dos professores e dos estudantes indígenas, além das organizações e instituições que lutam por uma educação indígena de qualidade e principalmente em prol da autonomia e inclusão dos povos indígenas em todos os ambientes sociais, assim como no debate climático da COP 30”, ressaltou.

COP30 - Abertura do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar @ Mayra Wapichana_FUNAI (36).JPG
Lucia Alberta: 'Esse fórum é para marcar a presença das professoras, dos professores e dos estudantes indígenas, além das organizações e instituições que lutam por uma educação indígena de qualidade' | Foto: Mayra Wapichana/Funai

Encontro

O VIII Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena na COP 30 tem como tema “Por uma Pedagogia dos Territórios e dos Biomas - Educação para Manejo do Clima”, e será realizado até o próximo dia 22 de novembro, com diversos debates. Além disso, o evento busca apresentar publicamente um manifesto das lutas indígenas, parceiros institucionais e organismos internacionais para a defesa da educação indígena e dos territórios tradicionais.

O evento reúne professores, educadores, estudantes e lideranças indígenas de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a educação escolar indígena e o protagonismo dos povos na luta climática.

Fneei

Criado para fortalecer a Educação Escolar Indígena, o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena é um espaço de diálogo e articulação entre lideranças indígenas, educadores e o Estado. O Fneei atua na promoção de políticas públicas que valorizem os saberes tradicionais, as línguas e os territórios indígenas, conforme previsto na Constituição Federal e no Plano Nacional de Educação (PNE).

O Fórum tem se envolvido ativamente na análise e implementação da Política Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, contribuindo para a construção de uma educação que respeite e valorize as especificidades socioculturais e linguísticas de cada povo e comunidade indígena.

Confira a participação da Funai na COP 30

Coordenação de Comunicação Social/Funai

Educação e Pesquisa
Tags: FunaiNaCOP30
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Atuação
    • Povos Indígenas
      • Quem São
      • Cidadania
      • Direitos Sociais
      • O Brasil Indígena (IBGE)
      • Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato
    • Terras Indígenas
      • Proteção Territorial
      • Demarcação
      • Pré-Requerimento Eletrônico
      • Ingresso em Terra Indígena
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Terras Indígenas: Dados Geoespaciais e Mapas
      • Geoserver
      • Metadados das Terras Indígenas
    • Meio Ambiente
      • Etnodesenvolvimento
      • Gestão Ambiental
      • Licenciamento Ambiental
      • Cooperações Internacionais
    • Proteção aos Yanomami
    • Seguridade Social
    • Combate à desinformação
    • Concurso Público Nacional Unificado
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022-02
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
      • 2011
      • 2010
      • 2009
    • Biblioteca
  • Acesso à Informação
    • Acordos de Cooperação (ACs) e Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)
    • Ações e Programas
      • Instrumentos de Gestão Estratégica
      • Planejamento
      • Monitoramento
      • Gestão à Vista
      • Avaliação de Desempenho
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT
      • Renúncias de Receitas
      • Programa de Gestão e Desempenho - PGD
    • Agenda de Autoridades
      • Agenda da Presidenta
      • Agenda da Diretora de Administração e Gestão
      • Agenda da Diretora de Proteção Territorial
      • Agenda da Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável
    • Auditoria
      • Auditoria Anual de Contas
      • Plano e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna
      • Relatório de Auditoria - Audin/Funai
      • Estatuto da Auditoria Interna da Funai
      • Planejamento Estratégico Institucional da Auditoria Interna - 2023/2025
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna - PGMQ
    • Arquivo, documentação e pesquisa
    • Carta de Serviços da Funai
    • Chamadas Públicas
      • Oportunidades - Público Externo
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (em andamento)
      • Projeto BRA - Seleção de Pessoal (concluída)
      • Projeto Assistência Técnica para o Fortalecimento da Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas
      • Programa EUROCLIMA
      • Oportunidades - Estágio Remunerado na Funai
      • Credenciamento de Consultorias Socioeconômicas
    • Convênios e Transferências
    • Corregedoria
      • Conheça a Corregedoria
      • Editais
      • Transparência Ativa
      • Governança e Relacionamento Organizacional
      • Links Úteis
      • Fale com a Corregedoria
      • Certidão Negativa
    • Governança
      • Diretoria Colegiada - DIRCOL
      • Comitê Interno de Governança - CIG
      • Comitê de Planejamento, Monitoramento e Avaliação - CPMA
      • Comitê de Supervisão de Riscos e Controles Internos - CCI
      • Comitê Executivo do Programa de Integridade - CEPI
      • Comitê Técnico Digital - CTD
    • Dados Abertos
    • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Organograma
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de funcionamento
      • A Funai
      • Unidades da Funai pelo Brasil
      • Reestruturação
    • Legislação
      • Legislação Fundamental
      • Organização da União
      • Administração e Gestão
      • Ordenamento Territorial
      • Demarcação
      • Defesa
      • Declaração de Reconhecimento de Limites
      • Meio Ambiente
      • Pesquisa
      • Cultura
      • Cidadania
      • Educação
      • Seguridade Social
      • Etnodesenvolvimento
    • Outros assuntos
      • Tecnologia da Informação
    • Parcerias
    • Participação Social
      • Comitês Regionais
      • Denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios
    • Perguntas Frequentes
    • Privacidade e Proteção de Dados
      • Encarregado de Dados Pessoais da Funai
      • Relatório TCU - Ofício 0175/2022-TCU/Sefti
    • Receitas e Despesas
    • Servidores e colaboradores
      • Servidores Efetivos
      • Colaboradores Terceirizados
      • Estágio Remunerado na Funai
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatório de Gestão
      • Painel Interativo
    • Serviço de Informações ao Cidadão - SIC
      • Conheça o SIC da Funai
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
      • Como fazer um pedido
      • Relatórios estatísticos do SIC
      • Normas e Regulamentações
      • Conheça o funcionamento da Lei de Acesso à Informação
    • Licitações e Contratos
      • Contratos Administrativos
      • Licitações
      • Plano de Contratações Anual - PCA
      • Portarias e Manuais
  • Acesso Restrito
    • Intranet
    • Webmail
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Identidade Institucional da Funai
      • Boletins de Serviço
      • Livros e Cartilhas
      • Publicações Projeto Editorial
      • Transparência
      • Publicações de TI
      • Publicações Projeto GATI
      • Publicações CGIIRC
      • Atos Demarcatórios
      • Portarias
      • Publicações Dages
      • Atos Normativos
    • Imagens
    • Vídeos
    • Áudio
    • Uso da Marca
      • Marca do Governo Federal
      • Marca do Governo Federal
      • Guias e Manuais
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
      • Conselhos de Usuários de Serviços Públicos
      • Ouvidoria Comunica
      • Ouvidoria Comunica
      • Publicações
      • Publicações
      • Relatórios
      • Relatórios
      • Relatórios de Ouvidoria
    • SEI
      • SEI!
      • Consulte o Seu Processo
    • Imprensa
    • Protocolo Digital
  • Funai na COP30
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca