Notícias
Funai promove Semana de Boas-Vindas de 3 a 7 de novembro para novos servidores do CPNU 2024
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizará, entre 3 e 7 de novembro de 2025, a Semana de Boas-Vindas para os novos servidores aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2024). O evento ocorrerá na modalidade à distância, e tem como objetivo promover a integração, ambientação e acolhimento institucional dos profissionais que passam a compor o quadro técnico da Funai.
Mais do que uma recepção administrativa, a Semana será um espaço para diálogo sobre a política indigenista, abordando suas responsabilidades, desafios e potencial transformador. A programação inclui a apresentação do histórico da Funai, dos marcos legais da política indigenista e dos valores que orientam a defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil.
Uma característica inédita desta edição é a inclusão, pela primeira vez, de servidoras e servidores indígenas ingressantes por meio das cotas, que representam 30% das vagas. Esse marco simboliza um avanço significativo na representatividade institucional e no fortalecimento do protagonismo indígena na formulação e implementação das políticas públicas para os povos originários.
Os temas centrais da Semana envolvem a transição da tutela para a autonomia indígena, políticas públicas para os povos indígenas, planejamento estratégico institucional, desafios institucionais, experiências de servidores, direitos e deveres dos servidores, além de integridade pública aplicada à Funai.
Durante o evento, a Funai busca não apenas compartilhar conhecimentos técnicos, mas também criar um ambiente acolhedor, respeitoso e motivador para que os novos servidores se sintam parte de uma missão maior: a promoção da dignidade, autonomia e diversidade dos povos indígenas do Brasil. A Funai destaca essa integração com uma mensagem de boas-vindas que reforça o compromisso ético e o respeito à diversidade.
A iniciativa visa ainda qualificar os servidores para atuarem com foco no respeito à diversidade cultural, na interação entre os entes federados e na construção de um ambiente colaborativo e ético. Entre os objetivos específicos estão reconhecer o protagonismo indígena na superação de práticas tutelares, identificar as principais políticas públicas na área, compreender o papel da Funai no planejamento governamental e conhecer práticas e normas do serviço público federal.
Além disso, a Semana trabalhará o desenvolvimento de competências essenciais, como resolução de problemas baseada em dados, ética e integridade pública, foco em resultados para os cidadãos, geração de valor para os usuários e visão de futuro estratégica.
A programação adotará uma metodologia de aulas síncronas transmitidas ao vivo pela Plataforma Teams, palestras dialogadas com textos e vídeos preparatórios, dinâmicas interativas com ferramentas do Office 365 e a criação de uma trilha de aprendizagem para registro das produções dos servidores. Dessa forma, a Funai espera fortalecer a carreira indigenista e qualificar o trabalho de seus profissionais em prol dos povos indígenas do país.
Coordenação de Comunicação Social/Funai