Notícias
Funai e TRE-RR discutem medidas para atender os povos indígenas com serviços da Justiça Eleitoral
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) articulam medidas para incluir os povos indígenas do estado nos atendimentos da Justiça Eleitoral Itinerante. O assunto foi abordado nesta quinta-feira (3) durante agenda institucional na sede da Funai em Brasília.
A presidenta Joenia Wapichana e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta, receberam Alessandro Lima e Adriano Nogueira, do TRE-RR, os quais manifestaram a intenção do Tribunal de atender os povos indígenas de Roraima que vivem em áreas de difícil acesso. Na agenda, foram encaminhadas as medidas necessárias para colocar a iniciativa em prática.
Joenia e Lucia colocaram a Funai à disposição para demais ações conjuntas com o TRE-RR e falaram sobre a situação dos povos indígenas de Roraima e como a autarquia indigenista tem atuado para fortalecer o atendimento a essa população. Elas também reforçaram a importância da iniciativa para a efetivação dos direitos indígenas. Também participou do encontro o procurador Paulo Cesar Wanke, da Procuradoria Federal Especializada junto à Funai (PFE).
A Justiça Eleitoral Itinerante oferece serviços como o alistamento eleitoral (1º título), transferência de domicílio, regularização e revisão de dados, impressão da 2ª via do título, entre outros.
Assessoria de Comunicação/Funai